N. 88 | 08 de abril de 2014
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA). Para mais informações e para acessar todas as edições do Alerta, visite: www.ndc.ufba.br.
METAIS
Na Química, um metal (do grego antigo μέταλλον, metálon) é um elemento, substância ou liga metálica caracterizada por sua boa condutividade elétrica e de calor. Geralmente apresenta cor prata ou amarelada, elevada dureza e alto ponto de fusão e de ebulição. Os metais são divididos em metais de transição, outros metais, alcalinos e alcalino-terrosos, sendo estas duas últimas categorias consideradas instáveis. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
● Distribuição de metais traço em superfície no município de Madre de Deus, Bahia
● Estudo da absorção de elementos químicos no músculo de peixes do litoral da Bahia
Viana, Zenira Cardoso Vilasboas
Silva, Edevaldo da
Fernandes, Gilenio Borges
Korn, Maria Graças Andrade
Santos, Vera Lúcia Cancio Souza
DOENÇA DE PARKINSON
Também conhecida por mal de Parkinson, foi descrita pela primeira vez por James Parkinson, em 1817, sendo uma doença do cérebro que provoca tremores e dificuldades para caminhar, se movimentar e se coordenar. Desenvolve-se mais frequentemente depois dos 50 anos e é um dos distúrbios nervosos mais comuns aos idosos, afetando tanto homens quanto mulheres. Em alguns casos pode ser hereditário. Não há cura conhecida para o mal de Parkinson, apenas tratamentos que controlem os sintomas. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
● Polineuropatia Periférica na Doença de Parkinson Idiopática
Campêlo, Maria das Graças Loureiro das Chagas
● Relatos orais de idosos com doença de Parkinson: concepções sobre a doença e o cuidado familiar
Santos, Isleide Santana Cardoso
● Is silent aspiration a risk factor for respiratory infection in Parkinson’s disease patients?
Nóbrega, Ana Caline
Rodrigues, Bernardo
Melo, Ailton
● Does levodopa improve swallowing dysfunction in Parkinson’s disease patients?
Nóbrega, Ana Caline
Rodrigues, Bernardo
Melo, Ailton
JORNALISMO
Atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações. É uma atividade de comunicação e o profissional da área é o jornalista. A estrutura do Jornalismo é a seleção e organização das informações no produto final, chamada de edição. O trabalho jornalístico consiste em captação e tratamento escrito, oral, visual ou gráfico da informação em qualquer de suas formas e variedades. O trabalho é normalmente dividido em quatro etapas distintas, que são: pauta, apuração, redação e edição. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
● Análise de Telejornalismo desafios teórico-metodológicos
● Presente: o tempo do jornalismo e seus desdobramentos
● O Leitor na notícia: participação no jornalismo, normatização e alargamento do campo mediático
● Em nome do interesse público: o jornalismo de máscara e uso de ações ilícitas no telejornalismo
Alerta circula semanalmente, às terças-feiras, sob a coordenação de Flavia Garcia Rosa (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI). A execução está a cargo de Bernardo Machado e Évila Santana Mota (estagiários do Repositório Institucional). A revisão é de Tainá Amado (estagiária do Repositório Institucional). O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). A divulgação está a cargo de Camila Fiuza (estagiária da Edufba).