N. 94 | 20 de maio de 2014

SEGURO

Contrato em que uma das partes – o segurador – é obrigada a indenizar a outra – o segurado –, em caso da ocorrência de algum sinistro, em troca de receber um prêmio de seguro. O sinistro dá-se quando o bem ou pessoa segurada sofre acidente ou prejuízo material, representando a materialização do risco, causando perda financeira para a seguradora; já o prêmio de seguro é a prestação paga pelo segurado para a contratação daquele serviço. Há indícios de que na Babilônia, séculos antes de cristo, caravanas de cameleiros que cruzavam o deserto já mutualizavam entre si os prejuízos, com morte de animais. No dia 14 de maio foi comemorado o Dia Continental do Seguro. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● O mercado de seguros de automóvel: a influência do perfil do consumidor na formação do preço

Lima Filho, Dermeval Nonato

● Seguro ambiental: uma análise da sua inserção no padrão de gestão ambiental das empresas do Pólo Industrial de Camaçari

Machado, Fábio da Silva

● Uma análise do seguro-desemprego como instrumento de proteção social e de política pública na região metropolitana de Salvador

Nascimento, Jaqueline Soares

● Fatores associados à duração dos benefícios por incapacidade: um estudo de coorte

Souza, Norma Suely Souto
Santana, Vilma Sousa

● O mercado de seguros de automóveis: um estudo do comportamento do consumidor no sul e extremo sul da Bahia

Santos, Mayana Brandão dos

AVICULTURA

Criação de aves para produção de alimentos. Entre as espécies criadas, destaca-se o frango, e, em menor escala, também são criadas perus, patos, gansos, codornas e avestruzes. No Brasil, o desenvolvimento da avicultura começou a partir do final da década de 1950, na região Sudeste. Os fatores favoráveis da criação de frangos no país é a alta produção interna de grãos, como o milho, que servem de alimento para as aves, e a atuação da Embrapa em pesquisa de melhoramento genético. O Brasil é um dos principais exportadores de frango. A avicultura é uma atividade econômica cada vez mais relevante mundialmente. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos, entre os quais:

● Economia de integração no contexto da avicultura baiana: análise das rendas dos produtores no município de São Gonçalo dos Campos.

Santos, Ailane Marques dos

● Possibilidades de implantação do sistema integrado de produção do oeste baiano: o caso da avicultura.

Lima Filho, Expedito Suliano

● Agricultura de serviços e a gestão de contratos: o caso Avipal na mesorregião de Feira de Santana.

Anjos, Mário Jorge Dórea dos

● Títulos de anticorpos contra o vírus da doença de Newcastle em três diferentes sistemas de criação avícola na região de Feira de Santana – Bahia.

Sales, Tatiane Santana
Hervai, Elen Fabiane Guimarães
César, André Eduardo Rocha
Ramos, Izabella
Batinga, Thaís Brito
Silva, Priscila Sousa da
Maia, Paulo César Costa
Fernandes, Lia

MEIOS DE COMUNICAÇÃO

São canais pelos quais se transportam a mensagem do emissor aos receptores. O avanço tecnológico ajuda cada vez mais os meios de comunicação, fazendo com que as pessoas se comuniquem umas com as outras em maiores distâncias e em um menor espaço de tempo. Também são essências nas realizações de atividades econômicas, devido às empresas utilizarem sites especializados, acompanhando transações bancárias, cotações das ações, dentre outros. Celular, internet e televisão são alguns exemplos de meios de comunicação. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Adoção de tecnologias de informação e comunicações na oferta de serviços de saúde: o caso das clínicas privadas de terapia renal substitutiva da Bahia.

Mota, Fábio Batista

● Jogos de realidade alternativa: cibercultura, espaço e (trans)mídia.

Andrade, Luiz Adolfo de Paiva

● Uma convergência divergente: a centralidade da TV aberta no setor audiovisual brasileiro.

Santos, Suzy dos

● Cidades contemporâneas e políticas de informação e comunicações.

Borges, Jussara
Silva, Helena Pereira da
Jambeiro, Othon

● Comunicação e política: conceitos e abordagens.

Rubim, Antonio Albino Canelas

Alerta circula semanalmente, às terças-feiras, sob a coordenação de Flavia Garcia Rosa (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI). A execução está a cargo de Bernardo Machado, Évila Santana Mota (estagiários do Repositório Institucional). A revisão é de Tainá Amado (estagiária do Repositório Institucional). O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). A divulgação está a cargo de Camila Fiuza (estagiária da Edufba).