N. 98 | 17 de junho de 2014
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA). Para mais informações e para acessar todas as edições do Alerta, visite: www.ndc.ufba.br.
GASOLINA
Combustível líquido e volátil destilado do petróleo, com uma mistura de hidrocarbonetos e produtos oxigenados, a gasolina é o carburante mais utilizado como combustível para automóveis e motocicletas. Pode ser utilizada na forma comum ou aditivada (com aditivos que facilitam a limpeza do sistema de combustível). Por se tratar de um combustível fóssil, a queima da gasolina provoca a emissão de gases poluentes, responsáveis pelo efeito estufa e aquecimento global. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos, entre os quais:
Uchôa, Carlos Frederico Azeredo
● Testando a assimetria nos preços da gasolina brasileira
Uchôa, Carlos Frederico Azeredo
Cardoso, Larissa da Silva Paes
Santos, Denilson S. S.
Korn, Maria Graças A.
Guida, Mauro A. B.
Santos, Gabriel L. dos
Lemos, Valfredo A.
Teixeira, Leonardo S. G
● Alcohol- and gasohol-fuels: a comparative chamber study of photochemical ozone formation
Pereira, Pedro Afonso de P.
Santos, Leilane Maria B.
Sousa, Eliane Teixeira
Andrade, Jailson B. de
SEGURANÇA PÚBLICA
Processo sistêmico integrado e otimizado que envolve instrumento de prevenção, coação, justiça, saúde, social e defesa dos direitos. Sendo a ordem pública um estado de apaziguamento e tranquilidade coletiva, em consonância com as leis, a preservação deste direito do cidadão só será ampla se o conceito de segurança pública for aplicado. Este se inicia pela prevenção e finda na reparação do dano, no tratamento das causas e na reinclusão do autor ilícito na sociedade. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
● Segurança pública no Brasil: um campo de desafios
Costa, Ivone Freire
Balestreri, Ricardo Brisolla
MILHO
Cereal pertencente à família dos gramíneos. É extensivamente utilizado como alimento humano e ração para animal devido às suas qualidades nutricionais. O milho é um dos alimentos mais nutritivos que existe, contendo quase todos os aminoácidos. Ao contrário do trigo e do arroz, que são refinados durante seus processos de industrialização, o milho conserva sua casca, rica em fibras. Seus grãos são constituídos de carboidratos, proteínas e vitaminas do complexo B. Os pratos culinários típicos, feitos por brasileiros com esse cereal, são: pamonha, canjica, cuscuz, polentas, dentre outros. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de milho. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
● Valor nutritivo da palha de milho verde para bovinos
Castro Filho, M. A.
Barbosa, M. A. A. F.
Oliveira, R. L.
Bagaldo, A. R.
Gastal, D. W.
Bagaldo, Adriana Regina
Pires, Alexandre Vaz
Meyer, Paula Marques
Susin, Ivanete
Mattos, Wilson Roberto Soates
● Três ciclos de seleção entre e dentro de progênies de meios-irmãos na população de milho cms-52
Carvalho, Hélio Wilson Lemos de
Leal, Maria de Lourdes da Silva
Guimarães, Paulo Evaristo de Oliveira
Santos, Manoel Xavier dos
Carvalho, Paulo César Lemos de
● Melhoramento genético da cultivar de milho BR5033-Asa Branca no Nordeste Brasileiro.
Carvalho, Hélio Wilson Lemos de
Santos, Manoel Xavier dos
Leal, Maria de Lourdes da Silva
Carvalho, Paulo Cesar Lemos de
● Avaliação de progênies de meios-irmãos da população de milho CMS-453 no Nordeste Brasileiro
Carvalho, Hélio Wilson Lemos de
Guimarães, Paulo Evaristo de Oliveira
Leal, Maria de Lourdes da Silva
Carvalho, Paulo César Lemos de
Santos, Manoel Xavier dos
Alerta circula semanalmente, às terças-feiras, sob a coordenação de Flavia Garcia Rosa (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI). A execução está a cargo de Bernardo Machado, Évila Santana Mota (estagiários do Repositório Institucional). A revisão é de Tainá Amado (estagiária do Repositório Institucional). O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). A divulgação está a cargo de Camila Fiuza (estagiária da Edufba).