N. 8 | 28 de agosto de 2012

Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).

CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Campo científico de caráter interdisciplinar que estuda a informação em sua origem, coleta, armazenamento, recuperação, interpretação, disseminação, acesso e uso, bem como o comportamento dos usuários perante a informação. A Arquivologia e a Biblioteconomia, cursos que formam profissionais que trabalham com esses aspectos informacionais, são as subáreas mais expressivas desse campo. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

SAÚDE BUCAL

A higiene bucal é considerada uma medida eficaz para evitar muitos males da saúde, como cáries, gengivite, periodontite e mesmo problemas como infecções. A educação para a saúde bucal se inicia na infância, com escovações após as refeições e idas periódicas ao dentista. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

EDUCAÇÃO BÁSICA

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) estabelece no Brasil o sistema de educação com base nos princípios presentes na Constituição para assegurar que crianças e adolescentes recebam uma formação comum e indispensável para o exercício da cidadania. A Educação Básica é o primeiro nível do ensino escolar do país e possui três etapas: a educação infantil, para crianças de zero a cinco anos, o ensino fundamental, que compreende os alunos de seis a 14 anos e o ensino médio para os alunos de 15 a 17 anos. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Susane Barros (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI), e supervisão de Jussara Borges (ICI). A execução está a cargo de Jaqueline Bispo e Keyla Sousa Santos, a primeira estudante de Biblioteconomia e a segunda de Arquivologia, ambas bolsistas do Programa Permanecer. O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). repositorio@ufba.br.