N. 9 | 04 de setembro de 2012

Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA). Para mais informações e para ver todas as edições do Alerta, acesse: www.ndc.ufba.br.

PATRIMÔNIO

Do ponto de vista histórico, é compreendido como bem natural, imaterial, material ou imóvel de significado artístico, cultural, religioso, estético ou documental da sociedade e para ela. A Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (UNESCO) é a entidade internacional responsável pela criação de normas e proteção do patrimônio. No Brasil, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) é o órgão responsável pela gestão, proteção e preservação do patrimônio histórico e artístico. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

GÊNERO

Os estudos sobre gênero no Brasil ganharam força a partir da década de 1970 junto aos movimentos feministas. Em geral, os estudos direcionam-se à compreensão das mudanças sociais e sua influência em questões de gênero, o que pode envolver pesquisas sobre sexualidade, posição da mulher na sociedade, orientação sexual  e qualidade de vida dos indivíduos. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

GESTÃO HOSPITALAR

Toda instituição de saúde tem a necessidade de usar mecanismos de administração para alcançar um bom desempenho na sociedade. O sistema de saúde é objeto de estudos que propõem reflexões e alternativas de desenvolvimento. Para tanto, programas, sistemas e legislações são analisados, com vistas ao aprimoramento da gestão hospitalar. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Susane Barros (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI), e supervisão de Jussara Borges (ICI). A execução está a cargo de Jaqueline Bispo e Keyla Sousa Santos, a primeira estudante de Biblioteconomia e a segunda de Arquivologia, ambas bolsistas do Programa Permanecer. O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). repositorio@ufba.br.