N.150 | 21 de Julho de 2015

Nova seção no Alerta

DIÁLOGOS POSSÍVEIS

Em busca do diálogo entre as Ciências

A seção Diálogos se destina a fomentar a interação entre pesquisadores/autores, de distintas áreas do conhecimento, que disponibilizam o conteúdo de sua produção no Repositório Institucional da UFBA. Boa leitura!

Em virtude das dificuldades de "diálogo" nesse período de paralisação das atividades na UFBA, faremos uma retrospectiva dos primeiros DIÁLOGOS

DIÁLOGOS POSSÍVEIS

Em busca do diálogo entre as Ciências

A professora Maria Tereza Coelho (MT), do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia (UFBA), dialoga com o professor Ronaldo Lopez Oliveira (RO), da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA.

(MT). Prof. Ronaldo, na sua produção científica, você tem se dedicado principalmente à temática da nutrição animal, mais especificamente à alimentação do gado. Quais os principais problemas que existem nessa área e que motivam a sua trajetória de investigação nessa direção?

(RO) O Brasil é um país com enorme vocação para a pecuária, com o agronegócio segurando o crescimento da economia nacional ao longo de quase duas décadas. Nesse quesito, o país especialmente se configura como um grande produtor de carne para o mercado interno e para o mundo. Contudo, é preciso um grande contingente de pastagens e rações para alimentar todos esses animais, o que tem um custo alto e não se consegue o ano todo, tampouco em todas as regiões do país com a regularidade e qualidade necessária. Aí residem os problemas que tentamos buscar soluções com nossas pesquisas, ou seja, investigar alternativas alimentares com características como disponibilidade, acessibilidade de custo e qualidade nutricional, de modo que suporte o desempenho animal e a geração de produtos alimentares ao alcance da população.

(MT) Prof. Ronaldo, no que diz respeito à alimentação do gado, os alimentos mais nutritivos, conforme as suas pesquisas têm sido utilizados em larga escala, em nosso país? Caso contrário, quais as principais razões para isso?

(RO) Sim, os mais nutritivos têm sido utilizados comercialmente e em larga escala, dos quais podemos citar o farelo de soja, coproduto da produção do óleo de soja e o farelo de milho. Esses são os alimentos-padrão e de qualidade nutricional geralmente inigualáveis. Já os demais alimentos, por terem qualidade inferior, não os substituem completamente, sendo foco de nossas pesquisas descobrir, seus limites máximos de inclusão nas dietas. Outro limitante do uso em larga escala dos alimentos alternativos é que, geralmente, são produtos regionais, portanto a escala de uso fica reduzida à proximidade da produção, visto que a logística de transporte pode encarecê-los e ser mais viável o uso dos produtos convencionais.

(MT) Prof. Ronaldo, a sua produção científica, na área da nutrição animal, tem obtido reconhecimento internacional, a partir de diversas citações em bases de dados internacionais, como a web of science e a scopus. Como você avalia a importância e/ou o impacto da publicação de suas pesquisas no Repositório Institucional da UFBA?

(RO) A área de nutrição animal não é tão impactante quanto outras como de tecnologia ou saúde humana, por exemplo. Daí que, mesmo nossas pesquisas aparecendo em bases importantes como as citadas, ainda há muito que se crescer em termos bibliométricos no cenário internacional. Por outro lado, quando se pensa no repositório da UFBA, acredito que o conhecimento que produzimos tem uma aplicação importante para a realidade local, regional e, em alguns momentos, nacional. Portanto, disponibilizar tais dados no repositório é uma excelente estratégia para disseminar as informações à sociedade científica, e também à não acadêmica, de forma mais rápida e direta. A nossa UFBA é uma grande referência onde está inserida, e a divulgação científica por meio do seu repositório, com a “grife” UFBA é garantia certa de uma chancela que inspira respeito e modelo àqueles que ali fazem suas consultas.

ACERVO

ESTRESSE

Seja ele de natureza física, psicológica ou social, é composto de um conjunto de reações fisiológicas que, se exageradas em intensidade ou duração, podem levar a um desequilíbrio no organismo. Pode ser causado pela ansiedade e pela depressão devido à mudança brusca no estilo de vida e à exposição a um determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir um determinado tipo de angústia. É dividido em crônico ou agudo. Uma das formas para diminuir o estresse é praticar atividades físicas, alimentar-se de forma balanceada, dentre outras. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse tema, entre os quais:

Estresse e fatores psicossociais

Reis, Ana Lúcia Pellegrini Pessoa dos

Fernandes, Sônia Regina Pereira

Gomes, Almiralva Ferraz

Estresse pré-operatório: comparação entre pacientes do SUS e conveniados

Santos, André Faro

Santos, Lidiane dos Anjos

Melo, Daniela Oliveira

Júnior, Antônio Alves