N.164 | 27 de Outubro de 2015

ACERVO

Festas religiosas

Comemorações culturais em que são festejados publicamente acontecimentos, personalidades, fatos ou mistérios relacionados às convicções religiosas de um grupo social. Exprimem a cultura e tradição dos povos, reafirmando laços sociais e fortalecendo a pertença de cada pessoa ao grupo de símiles que comungam das mesmas religiões. Dentre as festas religiosas mais praticadas no Brasil estão o Natal, Páscoa a Festa Junina (realizada em homenagem a São Pedro, Santo Antônio e São João), etc. Caracteriza-se como uma festa em que os aspectos profanos e sagrados apresentam-se interligados. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

A festa do maior São João do mundo: dimensões culturais da festa junina na cidade de Campina Grande

Nóbrega, Zulmira

Da zona rural ao centro urbano: a espetacularização dos festejos juninos e suas dimensões culturais como sinônimo de desenvolvimento local através do turismo sazonal no municipio de Ubaíra.

Souza, Antonio

Mouros e cristãos: cenas de um folguedo popular da cidade de Prado-Bahia

Dumas, Alexandra Gouvêa

Festas e Procissões Reais na Bahia Colonial: séculos XVII e XVIII

Mendes, Ediana Ferreira

A queimada da palhinha no Vale do Itamboatá: a permanencia de uma prática do catolicismo popular na região metropolitana de Salvador

Silveira, Mônica Maria de Souza

Mágica

Também conhecida como ilusionismo, é uma arte performativa que tem como objetivo entreter o público por meio de truques. Quem executa esse tipo de espetáculo é um mágico ou ilusionista, que apresenta essa arte em teatros, circos, praças, dentre outros locais. A mágica, fundamentalmente, é baseada na habilidade das mãos do mágico em manipular objetos usados nos truques. É uma das mais antigas formas de entretenimento e começou a ganhar notável prestígio a partir do século XVIII. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

Um estudo das comédias mágicas o Chico e o diabo e os irmão jogadores, de Benjamim de Oliveira.

Costa, Eliene Benício Amâncio

Duas palavras mágicas em cena: intrépida trupe

Vargens, Meran

A renovação do circo e o circo social.

Dal Gallo, Fabio

Da rua ao picadeiro: Escola Picolino, arte e educação na performance do circo social.

Gallo, Fabio Dal

Sociedade da Informação

Consequência da explosão informacional de meados do século XX, caracteriza-se pelo elevado número de produção informacional e a necessidade de seu gerenciamento, além do aumento da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Com isso, surge a necessidade de criar meios que facilitem a recuperação, uso, acesso e disseminação da informação, independente do suporte e da linguagem. No âmbito dessa sociedade, a informação constitui-se elemento primordial para o alcance dos objetivos organizacionais e pessoais. RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

Descontinuidades e sombras: acessos, usos e fontes de informação numa comunidade rural e remota na Sociedade da Informação

Santana, Fausta Joaquina Clarinda de

Escola Aprendente: desafios e possibilidades postos no contexto da Sociedade do Conhecimento

Bonilla, Maria Helena

Uma análise do plano nacional de banda larga como mecanismo fomentador da sociedade da informação na Bahia

Carrilho Fiho, João José da silva

Estruturas significantes da Ciência da Informação: Aplicação social da informação

Souza-Leite, Martinho de

Toutain, Lídia Maria Batista Brandão