N. 178 | 12 de Abril de 2016

Alerta 178

Cafeína

Composto químico encontrado em certas plantas e usado para o consumo em bebidas. Atua sobre o sistema nervoso central, favorecendo o estado de alerta e de concentração, influencia o metabolismo basal e aumenta a produção de suco gástrico. Doses terapêuticas de cafeína estimulam o coração, aumentando sua capacidade de trabalho, porém, em excesso, pode ocasionar alguns sintomas como irritabilidade, agitação, ansiedade e outros. Por ser uma droga, causa dependência física e psicológica. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

Produtividade e rendimento do café na região sudoeste da Bahia na década de 80

Couto, Vitor de AthaydeOliveira, Renato Silva de

Café convencional x café orgânico: análise comparativa de sistemas de produção familiar, Ibicoara-BA

Couto, Vitor de AthaydeGusmão, Marcus Vinicius Abreu

Extraction of caffeine, chlorogenic acids and lipids from green coffee beans using supercritical carbon dioxide and co-solvents

Azevedo, A. B. A. deMazzafera, Paulo;Mohamed, R. S.Melo, S. A. B. Vieira deKieckbusch, T. G.

Estratégias de diferenciação do café: os casos do Brasil e da Colômbia

Almeida, Gilberto Wildberger de;Calderón, Alexander Macias

Formulação e caracterização de filmes biodegradáveis de fécula de mandioca incorporados com polpa de manga e extrato de erva-mate, e seu efeito na preservação de alimentos

Druzian, Janice IzabelReis, Letícia Caribé Batista

Plantas medicinais

São plantas que possuem componentes químicos capazes de auxiliar no tratamento de doenças ou que melhorem as condições de saúde das pessoas, normalmente utilizadas sob a forma de chás ou outras infusões. Seus efeitos sobre o corpo humano possuem tanta capacidade de cura quanto os compostos químicos de drogas convencionais. Essas plantas são utilizadas desde a pré-história para curar, por exemplo, ferimentos causados por predadores, insetos, fungos etc. e seu conhecimento e uso ainda perduram em muitas medicinas populares, principalmente através de curandeiros e diversas tribos indígenas. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

Disseminação da informação sobre plantas medicinais

Carvalho, Kátia deSouza, Leila Bárbara Menezes

Homens e Natureza: saberes e usos de plantas medicinais a partir dos relatos do viajante Antônio Moniz de Souza, Salvador, (1808-1828)

Sampaio, Gabriela dos ReisSantos, Laura Carvalho dos

Plantas medicinais

Almeida, Mara Zélia de

Use of medicinal herbs by patients with severe asthma managed at a Referral Center

Mega, Tacila PiresSantos, Pablo de Moura;Machado, Adelmir SouzaNoblat, Lúcia de Araújo Beisl CostaCruz, Álvaro Augusto

The use of medicinal plants by an indigenous Pataxó community in NE Brazil

Lima, S.T. CunhaRodrigues, E. D.Alves, C.Merrigan, T. L.Melo, T.Guedes, M. L. S.Nascimento, A. F.Toralles, M. B.

Biblioteca

Recinto onde ficam depositadas, ordenadas e catalogadas coleções de livros, periódicos, manuscritos, documentos gráficos, audiovisuais ou digitais, entre outros, que encontram-se disponível para o público, que, sob certas condições, pode consultar no local ou levar de empréstimo para fins de pesquisa, investigação etc. As bibliotecas podem funcionar dentro de algum estabelecimento educativo, como uma escola ou uma universidade, ou então existir em um edifício exclusivo e estritamente destinado para a conservação de tais documentos. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

Biblioteca de caráter público e práticas leitoras

Costa, Lêda Maria Ramos

AS CONTRIBUIÇÕES DAS POLÍTICAS CULTURAIS NA FORMAÇÃO DA AGENDA PÚBLICA PARA A GESTÃO DAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS MUNICIPAIS

MENDES, GILVANEDJA F.

Biblioteca Universitária e a disseminação da informação

Reis, Marivaldina Bulcão

A contribuição da biblioteca escolar para a formação do aluno e sua autonomia na biblioteca universitária

Pinto, Regina Ferreira

Arquivos, bibliotecas e museus: realidades de Portugal e Brasil