N. 179 | 19 de Abril de 2016
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA). Para mais informações e para acessar todas as edições do Alerta, visite: www.ndc.ufba.br.
Documentário
Filme não ficcional, de caráter informativo e/ou didático, a fim de apresentar um fato ou um contexto real tendo como objeto uma pessoa (geralmente de conhecimento do público), acontecimentos históricos, políticos, culturais etc., ou, ainda, sobre temas objetos, emoções, pensamentos, culturas diversas, uma nação, entre outros. Como outras adaptações fílmicas, faz uso de elementos como trilha sonora e cinematografia para causar determinados efeitos, porém com o intuito de retratar a realidade. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Cinema documentário brasileiro em perspectiva
Câmara, Antônio da Silva; Lessa, Rodrigo Oliveira
Quando o cinema vira urbanismo: o documentário como ferramenta de abordagem da cidade.
Jacques, Paola Berenstein; Olivieri, Silvana Lamenha Lins
Às margens da nação: subalternidade e biopolítica no documentário brasileiro contemporâneo
Lima, Rachel Esteves; Santos Júnior, Francisco Alves do
A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA DIREÇÃO DO CINEMA DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO
RUBIM, LINDINALVA SILVA OLIVEIRA; FARIA, MARINA SARTÓRIO;VIEIRA, NANCY RITA FERREIRA; BRAGA, CLARISSA BITTENCOURT
Arapiraca, Mary de Andrade; Albuquerque, Ana Paula Trindade de;Beltrão, Lícia Maria Freire; Serafim, José Francisco; Santos, Amaranta Emília César dos; Souza, Elizeu Clementino de; Pretto, Nelson De Luca;Silva, Maria Cecília de Paula
Corticoides
Medicamentos derivados do hormônio cortisol, que é produzido pela glândula suprarrenal. São frequentemente usados como parte do tratamento de doenças de origem inflamatória, alérgica e imunológica. Seus tipos são: tópicos (loções e cremes), nasais (sprays), orais (comprimidos) e injetáveis. Quando utilizados de forma prolongada e sem orientação de um profissional especializado, os corticoides podem causar alguns afeitos colaterais, como ganhos de peso, acne e enfraquecimento dos ossos. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Efeito do corticóide sistêmico na síntese de citocinas Th17 na polipose nasal
Associação entre aumento da pressão intraocular e corticoterapia inalatória em asmáticos
Tavares Neto, José; Barbosa, Claudia Luana Oliveira
Pinto, Charleston Ribeiro; Almeida, Natalie Rios;Marques, Thamy Santana; Yamamura, Laira Lorena Lima; Costa, Lindemberg Assunção; Machado, Adelmir Souza |
Obtaining concomitant control of allergic rhinitis and asthma with a nasally inhaled corticosteroid
Camargos, P.; Ibiapina, C.; Lasmar, L.; Cruz, A. A.
Estereótipo
Ideia ou convicção classificatória preconcebida sobre alguém ou algo, resultante de expectativa, hábitos de julgamento ou falsas generalizações. Os estereótipos mais comuns podem ser classificados em: de gênero, padrões direcionados ao gênero masculino e feminino (por exemplo: quando se diz que o papel da mulher é casar e ter filhos e o do homem é o de provedor financeiro); e raciais e étnicos, quando é dado a uma determinada raça ou etnia uma generalização desprovida de fundamento. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Imagens e significado e o processamento dos estereótipos
Ferreira, Fernanda de Oliveira
Estereótipos e essencialização de brancos e negros: um estudo comparativo
ESTEREÓTIPOS E PRECONCEITOS DE GÊNERO ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DA UFBA
Sousa, Jimi Hendrex Medeiros de