N. 190 | 2 de Agosto de 2016

Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA). Para mais informações e para acessar todas as edições do Alerta, visite:www.ndc.ufba.br.

ACARAJÉ

Especialidade gastronômica típica da culinária afro-brasileira que se tornou ícone cultural e turístico da cidade de Salvador, Bahia. O quitute é um bolinho de feijão-fradinho descascado e moído, temperado com cebola e sal, frito em azeite de dendê, que pode ser servido com camarões secos, vatapá, caruru, salada de tomate e pimentão e pimenta. É um dos principais produtos vendidos pelas baianas do acarajé. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

Uma imersão no tabuleiro da baiana: o acarajé

Rogério, Walison Fábio

O sincretismo na culinária afro-baiana: o acarajé das filhas de Iansã e das filhas de Jesus

Santos, Vagner

A baiana de acarajé no mercado informal de Salvador: um estudo de caso

Rocha Júnior, Emmanuel

Caracterização do azeite de dendê (Elaeis guineensis) e do acarajé: contribuição para o controle da qualidade

Feitosa, Sabrina

Uma imersão no tabuleiro da baiana: o estudo do óleo de palma

Curvelo, Fabiana Martins

Composição química e valor nutritivo de acarajé e abará : comercializados em Salvador

Santos, Maria Auxiliadora Ferreira

Estudos Culturais

Linha de investigação intelectual de caráter interdisciplinar que explora as formas de criação e produção de valores, significados e sua difusão nas sociedades contemporâneas. Os Estudos Culturais são um ramo das humanidades particularmente forte nos países de língua inglesa e se desenvolveram em particular na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos a partir dos anos 1960, no contexto do surgimento do pós-modernismo, pós-colonialismo e multiculturalismo, e também de movimentos sociais, como o movimento negro e a segunda onda do feminismo. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

“Vale a pena ver de novo?”: juventude, escola e televisão.

Dantas, Maria da Conceição Carvalho

Apropriação do popular pelo telejornalismo brasileiro: análise dos Programas Se Liga Bocão e Balanço Geral e Que Venha o Povo

Santos, Mirella de Freitas

Comunicação e estudos culturais

Gomes, Itania Maria Mota
Janotti Junior, Jeder

Os Estudos Culturais e a crise da universidade moderna

Lima, Rachel Esteves

Análise de Telejornalismo desafios teórico-metodológicos

Gomes, Itania Maria Mota

Cosmética

Ciência e indústria que trata da fabricação e comercialização de produtos de higiene e embelezamento físico. A arte dos cosméticos é praticada desde a Antiguidade, no intuito de conservar o aspecto natural ou aperfeiçoar a estética mediante tratamentos especiais, de acordo com as propriedades de determinados produtos. No geral, são realizados investimentos em ingredientes (cremes, óleos, pastas, sabões, maquiagens etc.) para o cabelo e a pele. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

Inovação em produtos como estratégia competitiva: o caso Natura Comésticos S.A

Moura, Antônio Plínio Pires de; Santos Júnior, Everaldo Magalhães

Cosméticos entram na faculdade de farmácia em 1973

SILVA, Rubens; PPGCI.; Ricardo Sodré Andrade, Ana Cristina Silva Barbosa, Cláudia Hermínia Silva Cruz, Fabiana Jesus dos Reis, Bernadete de Araújo Pimenta, Jeane Aguiar de Moura, Manuela Ribeiro Vieira, Aurora Leonor Freixo, Ana Aparecida Gonzaga da Silva, Jucimar Cerqueira dos Santos, Odeilma Silva da Cruz, Rejane Pereira Correa, Lídia Maria Batista Brandão Toutain, marilene Lobo Abreu Barbosa, Aida Varela Varela, Newton Bacelar.

As marcas na pele, as marcas no texto: sentidos de tempo, juventude e saúde na publicidade de cosméticos em revistas femininas durante a década de 90.

Couto, Edvaldo Souza; Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá

Consumo de cosméticos e serviços de beleza pelo público masculino

Silva, Elaine Figueira Norberto; Freitas, Viviam da Silva

As múltiplas idades e os múltiplos usos: cultura, consumo e segmentação de público em anúncios de cosméticos