N. 192 | 23 de Agosto de 2016
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA). Para mais informações e para acessar todas as edições do Alerta, visite:www.ndc.ufba.br.
Alerta 192
Hip-hop
Hip-hop é um gênero musical, com uma subcultura iniciada durante a década de 1971, nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova York. Entre as diferentes manifestações artísticas do movimento hip-hop, a música se insere como papel primordial para inúmeras variações existentes em nossos dias. Além dos DJs, MCs, das mixagens e do rap, a bateria eletrônica e os sintetizadores complementam o âmbito das discotecas.
Hip hop, educação e poder: o rap como instrumento de educação não-formal
Hip Hop Feminista? convenções de gênero e feminismos no movimento Hip Hop soteropolitano
Aracnídeos
Pertencentes ao filo dos artrópodes, os aracnídeos são animais invertebrados que possuem como características físicas a presença de quatro pares de patas e a divisão do corpo em cefalotórax e abdome. Em sua maioria predadores, os aracnídeos mais conhecidos são as aranhas, escorpiões e ácaros. Destacam-se, ainda, por serem de pela capacidade de transmitir doenças e/ou pela ação do veneno de algumas espécies. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Almeida-Silva, Lina M.
Camacho, Agustín
Brescovit, Antonio D.
Lucas, Sylvia M.
Brazil, Tania K.
Bonaldo, Alexandre B.
Brescovit, Antonio D.
Rocha, Pedro Luís Bernardo da
Costa, Misonete Gueidneli Cavalcanti
Aranhas sinantrópicas em três bairros da cidade de Salvador, Bahia, Brasil (Arachnida, Araneae)
Brazil, Tania K.
Silva, Lina Maria Almeida
Leite, Clarissa Machado Pinto
Silva, Rejâne Maria Lira da
Peres, Marcelo César Lima
Brescovit, Antonio Domingos
Porto, Tiago Jordão
Caldas, Elda Araújo
Cova, Bruno Oliveira
Santos, Valdélia Menezes Nascimento
Brazil, Tania Kobler
Porto, Tiago Jordão
Rinite
Termo usado na medicina para descrever a irritação e inflamação da mucosa que reveste internamente o nariz. Pode ser causada por vírus e bactérias, manifestando-se mais frequentemente em decorrência de alergia ou reações a pó ou fumaça. Por conta da produção excessiva do muco, o sintoma mais típico da doença é o escorrimento nasal, além de coceira no nariz, ardor nos olhos e espirros constantes. Nebulizações, irrigações e pulverizações nasais com água quente são uma das práticas mais eficientes do tratamento da doença. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse tema, tais como:
Bastos, Marcos Vinicius de Oliveira
Chronic rhinitis in HTLV-1 carriers: a histopathologic study
Gaspar Sobrinho, Fernando P. ; Machado, Adelmir Souza; Cruz, Álvaro A.; Lessa, Hélio Andrade; Ramos, Eduardo Antônio Gonçalves
Estudo epidemiológico de queixas relacionadas à rinite em marisqueiras da Ilha de Maré
Percepção de diferentes atores sociais sobre o protocolo para asma e rinite na atenção básica
Silva, Celina Marcia Passos de Cerqueira e
Machado, Adelmir Souza; Machado, Carolina Souza; Silva, Daisy Freitas; Ponte, Eduardo Vieira; Cruz, Alvaro A.