N. 210 | 03 de Fevereiro de 2017

 

Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).

 

 

Restauração

A restauração (do termo latino restauratione) é um conjunto de atividades que visam a restabelecer danos decorrentes do tempo em um bem imóvel ou móvel. Um dos primeiros a se preocupar com a preservação do patrimônio histórico foi Eugène Viollet-le-Duc, arquiteto francês que elaborou os primeiros conceitos de restauração no século XIX. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

Restauração da antiga Casa dos Nogueira, em Valença / RJ

Oliveira, Tânia Namiko Kashiwakura

 

João José Rescala: Teoría, Conservação e Restauração da Pintura em Salvador (1952-1980)

 Baltieri, Rosana Rocha

 

Proposta de Restauração do Cine Teatro Jandaia

Amorim, Milena Fraga

 

Dispositivos Móveis

Dispositivos com sistema operacional, capazes de rodar aplicativos móveis que permite a comunicação sem fio (wireless) com outros dispositivos ouvia internet. São computadores de bolso, geralmente equipados com pequenas telas (tácteis ou não) e teclados de letras ou numérico em miniatura. Os dispositivos mais comuns são os smartphones, tablets, Ultrabooks, Notebooks;Netbooks;Laptops;e-readers, entre outros derivados.No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

Tecnologias móveis na educação: relações de professores com o smartphone

Silva, Ana Elisa Drummond Celestino

 

Jogos móveis locativos: estudo de casos brasileiros

Mont'Alverne, Adelino

 

 

Incubadora de Negócios

É responsável por abraçar pequenas empresas ou microempresas dando suporte e um local para estas evoluírem e conseguirem dar os primeiros passos sem que fiquem pelo caminho por conta da forte concorrência do mercado. Durante o período, a incubadoras são responsáveis por todo desenvolvimento da empresa, desde o planejamento até a consolidação do negócio, com produtos colocados no mercado e serviços sendo oferecidos. Nessa fase, consultorias com especialistas são oferecidas para manter o empreendimento nos eixos.As incubadoras universitárias de empresas têm como objetivo abrigar empresas inovadoras frutos de projetos de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico.No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre o tema, entre os quais:

 

Análise dos resultados do Programa Empreende Bahia: o caso do apoio às incubadoras de empresas de base tecnológica do Estado da Bahia

Graviers, Ana Luci lima de Menezes des

 

As incubadoras de empresas: gênese, desenvolvimento, declínio e perspectivas futuras no contexto político-institucional de inovação tecnológica no Estado da Bahia (1993-2010)

Quadros, Paulo Roberto Novais Soares de

 

Incubadoras de economia solidária e extensão universitária: possibilidades e inovação

Nascimento, Ives Romero Tavares do

 

Incubação de cooperativas populares: a coexistência da economia solidária e do modo de produção capitalista: o caso da Cooperativa Produtora de Pães no Bairro da Engomadeira – Salvador/Ba

Santos, Isis Silva

 

Redes sociais informais inter e intraorganizacionais com o desempenho de empresas incubadas

Lagemann, Gerson Volney

 

A tactilidade em dispositivos móveis: primeiras reflexões e ensaio de tipologias

 Palacios, Marcos; Cunha, Rodrigo do Espírito Santo da

 

Jornalismo Móvel Digital: uso das tecnologias móveis digitais e a reconfiguração das rotinas de produção da reportagem de campo

Firmino, Fernando

 

Tecnologias digitais móveis e cotidiano escolar: espaços/tempos de aprender

 Cordeiro, Salete de Fátima Noro