N. 17 | 30 de outubro de 2012

N. 17 | 30 de outubro de 2012

BAÍA DE TODOS OS SANTOS

Nomeada desta maneira em alusão ao dia de Todos os Santos, comemorado em 1º de novembro, é a maior baía do Brasil em extensão territorial. Sua área constitui um ecossistema rico em biodiversidade e propicia diversas opções para o turismo e o esporte náutico. Na alta estação, ocorrem eventos como as regatas Aratu/Maragogipe, o Campeonato de Windsurfe e a Travessia Mar Grande/Salvador (competição de natação). Em 1999, foi criada a Área de Proteção Ambiental da Baía de Todos os Santos, com o objetivo principal de assegurar a proteção das ilhas, ordenando as atividades socioeconômicas presentes na área e preservando locais de grande significado ecológico e cultural. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Estatística multivariada de metais em sedimentos superficiais de Manguezais na porção norte da Baía de todos os Santos, Bahia

● Baía de Todos os Santos: aspectos humanos

● Distribuição espacial de compostos orgânicos de estanho em sedimentos costeiros e em

Phallusia nigra da Baía de Todos os Santos e litoral norte da Bahia - Brasil

● Baía de todos os santos: aspectos oceanográficos

● Biomarcadores e “fingerprints” de hidrocarbonetos nos sedimentos de manguezais na porção norte da Baía de Todos os Santos, Bahia

ANTIOXIDANTE

Substância que reduz, elimina ou dificulta os efeitos da oxidação, removendo radicais livres derivados do oxigênio. No organismo humano, os antioxidantes constituem moléculas que funcionam como defesa do organismo e neutralizam os radicais livres que causam a oxidação celular. A produção excessiva de radicais livres podem causar danos à saúde, como diabetes, câncer e infertilidade. Para reduzir o nível de oxidação no organismo, é necessário o consumo de alimentos que contenham manganês (cereais integrais, folhas verdes e chás), cobre (nozes) e zinco (sardinha, aveia, carnes e leguminosas). No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Métodos para determinação de atividade antioxidante in vitro em substratos orgânicos

● Dieta afro-bahiana, estrés oxidativo y ejercício físico

● Atividade antioxidante de substâncias presentes em Dioclea violacea e Erythroxylum nummularia

● Antioxidant activity, total phenolic compounds and flavonoids of mangoes coming from biodynamic, organic and conventional cultivations in three maturation stages

● Estresse oxidativo: relação entre geração de espécies reativas e defesa do organismo

CULTURA

A abrangência do termo cultura inclui desde várias formas artísticas, bem como tudo aquilo que é produzido a partir da inteligência humana. Evoca saberes multidisciplinares, sendo estudada em áreas como Sociologia, Antropologia e História. Tal realidade concerne ao próprio caráter transversal da cultura, que perpassa por diferentes campos da vida cotidiana. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Reflexos da cultura brasileira nas expressões da dádiva em clubes de troca: o caso da II feira baiana de economia solidária

● A Mulher Frente a Cultura da Eterna Juventude: Reflexões Teóricas e Pessoais de Uma Feminista Cinquentona

● Cultura, conexão, contemporaneidade

Informação e conhecimento na era digital

● A Psicologia Evolucionista e o conceito de cultura

Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Susane Barros (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI) e supervisão de Jussara Borges (ICI). A execução está a cargo de Keyla Santos, estudante de Arquivologia e bolsista do Programa Permanecer. O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). repositorio@ufba.br.