N. 216| 24 de Março de 2017

Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).

Reciclagem

Reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que cuja primeira utilidade terminou, mudando seu estado físico, físico-químico ou biológico, resultando em um novo produto igual ou sem relação com o anterior, reduzindo assim também a necessidade de tratamento convencional de lixo. A reciclagem é um componente essencial da gestão de resíduos moderna e é o terceiro componente da hierarquia dos resíduos "reduzir, reutilizar e reciclar". Entre os materiais recicláveis estão diversos tipos de vidro, papel, metal, plástico, tecidos e componentes eletrônicos. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

O mercado de reciclagem de alumínio no município de Salvador: 1992-2001

Santos, Jocelino Rocha dos

Análise de viabilidade econômica de reciclagem de alumínio

Silva, Maria de Fátima Pereira da

Análise dos impactos econômicos oriundos da reciclagem de resíduos sólidos urbanos para a economia brasileira no ano de 2004: uma abordagem insumo-produto.
Delmont, Luís Gustavo

Alternativa sustentável para destinação de resíduos classe A: diretrizes para reciclagem em canteiros de obras.

Evangelista, Patrícia Pereira de Abreu

Politica nacional de resíduos sólidos e rotas tecnológicas de reciclagem no município de Salvador

Carvalho, Julia Trindade Alves de

Diretrizes para a produção de agregado reciclado em usinas de reciclagem de resíduos da construção civil

Melo, Adriana Virgínia Santana

Televisão

Televisão (do grego τῆλε (tele) - distante e do latim visione - visão) é um sistema eletrônico de reprodução de imagens e som de forma instantânea através de ondas hertzianas. No caso da televisão por cabo, a transmissão é feita através de uma rede especializada. Permite a visualização das imagens, a programação televisiva e a emissora de televisão. O desenvolvimento da televisão é bastante complexo e já leva mais de um século. O disco de Nipkow, patenteado em 1884, é considerado como o primeiro aparelho de televisão. Depois, surgem os tubos catódicos, o leitor de vídeo, a digitalização, as transmissões via satélite, a alta definição e a televisão via Internet, entre outros progressos. O último grande avanço foi o desenvolvimento de televisões planas, com LCD ou televisões plasma. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

O aporte de um clássico no debate sobre televisão e tecnologia

Moraes, Ana Luiza Coiro

A imagem da recriação da juventude: televisão e propaganda.

Jesus, Altair Reis de

Mídia e recepção: televisão, cinema e publicidade
Jacks, Nilda; Souza, Maria Carmem Jacob de

A televisão não está lá fora