220| 05 de Maio de 2017

Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).

Geologia

Dos vocábulos gregos: geo (“terra”) e logos (“estudo”) é a ciência responsável por estudar a origem, a história, a composição e as características do planeta Terra, analisando a forma interna e externa do globo e focando nos componentes que formam o globo terrestre, desde a sua formação até as possíveis alterações que experimentará na sua estrutura ao longo dos anos. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

A integração de recursos históricos aos geológicos no resgate da construção Paleogeomorfológica e Paleovisual litorânea - o caso de Salvador, Bahia

Silva Filho, Rubens Antonio da

Geologia dos Metatonalitos/Metatrondhjemitos e granulitos básicos das regiões de Camamu-Ubaitaba-Itabuna, Bahia

Pinho, Ivana Conceição de Araújo

Estudo dos Minerais Pesados em Solos dos Tabuleiros Costeiros do Litoral Norte da Bahia

Moreira, Gileno Santos

Geologia, Geocronologia e Paleoclima do Quaternário Continental da Região Sul da Chapada Diamantina - Bahia

Sampaio, Flávio José

Para onde vai a geologia no ensino médio? Análise do conhecimento dos calouros de 2002 da Universidade Federal da Bahia, Brasil

Celino, Joil José; Lopes, Neto

Chapada Diamantina

Região de serras, protegida pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina, situada no centro do estado brasileiro da Bahia, onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçudo Jacuípe e do Rio de Contas. Estas correntes de águas brotam nos cumes e deslizam pelo relevo em belos regatos, despencam em borbulhantes cachoeiras e formam transparentes piscinas naturais. O parque nacional é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

A Chapada Diamantina: uma experiência arlequiniana de desenvolvimento territorial no Brasil

Santos, Claudilson Souza dos

E viva Santo Reis: um estudo sobre manifestações culturais em Piatã/Abaíra, Chapada Diamantina, Bahia.

Nascimento, Ildimar França

O desenvolvimento da atividade ecoturística no Parque Nacional da Chapada Diamantina e entorno: motivação para a implantação/ampliação de meios de hospedagem na região

Rios, Karbela Keiza Almeida

Four new species of Microlicia (Melastomataceae) from Chapada Diamantina, Bahia, Brazil