N. 18 | 06 de novembro de 2012

N. 18 | 06 de novembro de 2012

CINEMA

A produção de filmes começou após a criação do cinematógrafo – câmera de filmar e projetar imagens em movimento – pelos irmãos Lumière. A primeira apresentação pública data de 1895, na França. Por ainda não possuírem som, surgiu a expressão “cinema mudo”, tendo como grande destaque o ator Charles Chaplin. O cinema com som surgiu em 1926, com o filme The Jazz Singer, da Warner Brothers. Atualmente, a maior indústria cinematográfica do mundo é a Índia. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Cinematógrafo: um olhar sobre a história

● Cena e Sentimento: um estudo sobre estratégias de produção de efeitos emocionais no cinema

● Cidade de Deus e Janela da alma: um estudo sobre a cadeia produtiva do cinema brasileiro

● O imaginário da década de 1920 no cinema brasileiro

● A cidade utópica no cinema: a invenção de outros lugares

SAÚDE DO TRABALHADOR

Área que tem como objetivo principal a proteção do trabalhador, preocupando-se com a organização e prestação dos serviços assistenciais para diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças e comprometimentos da saúde relacionados ao trabalho. A Saúde do Trabalhador vem sendo incorporada às ações do Sistema Único de Saúde (SUS) que assumiu a responsabilidade de coordená-las após a definição do seu conceito na Constituição de 1988 e na Lei Orgânica da Saúde, nº 8.080. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Mudanças nas formas de produção na indústria e a saúde dos trabalhadores

● A alimentação do trabalhador no Brasil:um resgate da produção científica nacional

● Incidência cumulativa anual de acidentes de trabalho não fatais: estimativas nacionais para o Brasil

● Saúde do trabalhador e qualidade de vida no centro do debate sobre política pública de desenvolvimento regional na Bahia: o caso do ramo calçadista

● Premissas para a compreensão da saúde dos trabalhadores no setor serviço

RECURSOS HÍDRICOS

Refere-se às águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de uma região ou bacia hidrográfica. O princípio unificador fundamental da água no planeta é o ciclo hidrológico, que opera em função da energia solar, produzindo evaporação dos oceanos, efeitos nos ventos e transportando vapor d’água acumulado para os continentes. Por não ser um ciclo homogêneo, ocorre a distribuição desigual da água no planeta. Pode-se dizer que a unidade básica para a gestão dos recursos hídricos e até para a gestão ambiental como um todo é a bacia hidrográfica, uma vez que os elementos físicos naturais estão interligados pelo ciclo da água. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● A questão dos recursos hídricos e as perspectivas para o Brasil

● Recursos hídricos, agricultura irrigada e meio ambiente

● A gestão e o planejamento integrado dos recursos hídricos: o caso da barragem de cristalândia, na Bahia

● Otimização do uso da água em sistemas de irrigação por aspersão

● Estrutura elétrica da contaminação hídrica provocada por fluidos provenientes dos depósitos de lixo urbano e de um curtume no município de Alagoinhas, Bahia

Participe da pesquisa de avaliação do RI/UFBA!

Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Susane Barros (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI) e supervisão de Jussara Borges (ICI). A execução está a cargo de Keyla Santos, estudante de Arquivologia e bolsista do Programa Permanecer. O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). repositorio@ufba.br.