N. 230 | 14 de julho de 2017
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).
Comportamento do consumidor
É o estudo da decisão de compra das pessoas, levando em consideração questionamentos como o quando, porquê, como e onde compram. Tem o objetivo de entender quais fatores são decisivos e o que leva o consumidor escolher um produto a outro. Combinando elementos da psicologia, sociologia, economia e antropologia social, tenta compreender esse processo tanto individualmente como em grupo, buscando identificar os valores pessoais, os estilos de vida, a influência social, características da memória, percepção, crenças e envolvimento em mídias sociais dos consumidores, angariando de forma profunda os fatores humanos que interferem no consumo. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Economia comportamental e a decisão do consumidor: a contribuição da(s) racionalidade(s)
Franquias de fast food: um estudo sobre o comportamento dos seus consumidores
Estudo psico-comunicacional do consumo compulsivo: reflexões a partir de breves relatos
O processo de decisão de compra no mercado de eletroeletrônicos em Salvador
Nascimento, Harrison Floriano do
É uma rede social que permite aos usuários enviar e receber mensagens, funcionando como microblogging, pois há pouco espaço disponível para postagem de informação, limitado a 140 caracteres. Nele, você segue pessoas e é seguido. Os textos compartilhados em ordem cronológica na linha do tempo do usuário são conhecidos como tweets, palavra inglesa que significa “pio de passarinhos”, simbolizando as mensagens curtas, que são como um pio. O Twitter foi criado em 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass e logo ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Capital Social e os aspectos comunicacionais entre organizações e pessoas na ferramenta Twitter
Passos, Maria Alessandra Calheira Sento Sé
Visibilidade mediada: estratégias e ações docentes no twitter
Santana, Camila Lima Santana e
Congresso no Twitter: parlamentares e partidos políticos em 140 caracteres
Dinâmicas de visibilidade e sites de redes sociais: novas possibilidades democráticas?
Yoga
Yoga ou ioga, é um conceito que se refere às disciplinas físicas e mentais originárias da Índia e ligada a religião hinduísta. Os principais ramos da yoga incluem a raja-ioga, carma-ioga, jnana-ioga, bacti-ioga, e hata-ioga, cada uma possuindo ações e atividades diferentes. A palavra sânscrita (língua da Índia) tem diversos significados, e deriva da raiz yuj, que significa "controlar", "unir" ou "concentração". Fora da Índia, o termo costuma ser associado tipicamente com a hata-ioga e suas asanas (posturas), como uma forma de exercício. Como filosofia de vida, com origem na Índia há mais de 5000 anos, trabalha as emoções, ajuda as pessoas a agir de acordo com seus pensamentos e sentimentos, além de trazer um profundo relaxamento, concentração, tranquilidade mental, fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Drama-oração: o yoga e o sagrado na dramaturgia
Kali, a senhora da dança - uma construção dramatúrgica a partir dos elementos do Yoga
Kundalini yoga & meditation – technology for the times
Sabor, aroma e sentimentos: consciência e autonomia ao intérprete criador
A educação somática na formação do ator: a contribuição do método pilates