N. 233 | 04 de agosto de 2017
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).
Cantigas Trovadorescas
Denominação de poemas curtos, de caráter popular, podendo nela ser revelado sentimentos ou sátira, destinada a ser cantada, geralmente em coro, por isso o nome de cantiga. Datada da Idade Média, foi o primeiro movimento literário da língua portuguesa, típico da lírica galaico-portuguesa (séculos XII-XIV) e apresentou diversos gêneros: cantiga de amigo, de amor, que se encontram no grupo das cantigas líricas e as de escárnio e maldizer que se encontram no grupo das cantigas satíricas. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
O campo lexical da sexualidade dos religiosos em cantigas de escárnio e de maldizer
A representação das relações entre homens nas cantigas de escárnio e maldizer galego-portuguesas
Arthur de Salles: um trovador medieval?
Para fazer uma canção: um estudo sobre a composição de canções
Clonagem
É a produção de indivíduos geneticamente iguais, comum em espécies de plantas ou bactérias através da reprodução assexuada. Em humanos, os clones naturais são os gêmeos idênticos que se originam da divisão de um óvulo fertilizado. Há diferentes tipos de clonagem, como a clonagem natural, com a reprodução assexuada, a clonagem de genes, com a amplificação de segmentos específicos de DNA através de um vetor, a clonagem reprodutiva, onde há a fusão de uma célula somática, que é retirada de um indivíduo animal e a clonagem terapêutica, que cria as células-tronco embrionárias, utilizadas na produção de tecido saudável para substituir tecidos lesionados ou doentes no corpo humano. A clonagem artificial de seres humanos é proibida por questões éticas, religiosas. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Silva, Amanda Catariny de Oliveira
Limitações jurídicas às pesquisas em células-tronco embrionárias.
Silva, Amanda Catariny de Oliveira
Sociedade Civil
Um conceito da ciência política que indica o conjunto de organizações, instituições cívicas de indivíduos com título de cidadãos com objetivo de tomar decisões no que diz respeito à esfera pública, e que constituem as bases de uma determinada sociedade, em oposição às estruturas do Estado. A sociedade civil é inerente e indispensável para que haja e se mantenha a democracia. A forma de organização da sociedade civil é: Autônoma, o cidadão possui autonomia para se organizar, observadas algumas ressalvas na constituição; independente, a organização da sociedade civil não depende de autorização ou subordinação e voluntária, participa quem quiser. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Sociedade civil na Bahia: papel político das organizações
Interação legislativa on-line: canais digitais da CLP para a sociedade civil
Tenaflae, Lordêlo
A sociedade civil no jornalismo político impresso: um estudo de caso da Folha de S. Paulo
Participação política de organizações da sociedade civil de Salvador
Lima, Jussara Borges de
Jambeiro, Othon
A comunicação de organizações da sociedade civil em processos de participação política
Lima, Jussara Borges de