N. 242 | 06 de outubro de 2017

Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).

Hábito alimentar

É usado quando se quer designar os costumes e modo de alimentação de uma pessoa ou comunidade. Notadamente ele é influenciado por vários fatores. Os hábitos alimentares podem ser saudáveis, com uma alimentação balanceada contendo quantidades adequadas de carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e sais minerais, juntamente com a ingestão de água ou danosos, quando há o exagero no consumo dessas quantidades ou ingestão demasiada de 'fast-food', alimentos de baixo valor nutritivo e alto valor calórico. Um cardápio balanceado pode ser feito pelo profissional nutricionista, que irá avaliar as necessidades calóricas e energéticas de cada indivíduo. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

Hábitos alimentares regionais no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar em um município do sertão baiano: uma abordagem qualitativa

Paiva, Janaína Braga de

Comida como narrativa: histórias de vida sobre experiências alimentares ao longo da vida

Figueiredo, Samira Coutinho

Segurança alimentar e nutricional na comunidade quilombola de Ilha de Maré: um estudo etnográfico sobre práticas alimentares.

Santos, Fábio Rodrigo Santana dos

Pirâmide alimentar para gestantes eutróficas de 19 a 30 anos

Demétrio, Franklin

Consumo alimentar, seus fatores explicativos e a associação com a obesidade abdominal em população de etnia negra de Salvador

Barbosa, Simone Janete Oliveira

Sistema Braille

É um processo de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada. Idealizado, pelo francês Louis Braille que ficou cego ainda jovem, no século XIX, o sistema de leitura-escrita permite aos cegos ou pessoas com baixa visão, poder ler e escrever usando a polpa dos dedos. Cada uma dessas possíveis combinações corresponde a letras, números, sinais de pontuação e símbolos matemáticos. A leitura é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo. O Brasil conhece o sistema desde 1854 e estima-se que aproximadamente 400 mil pessoas leem Braille no Brasil. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

Ensino de ortografia e Sistema Braille: um estudo de caso

Martinez, Amanda Botelho Corbacho

Do Braille às tecnologias digitais de informação e comunicação: leituras e vivências de cidadãos-cegos, suas relações com a informação e com a construção de conhecimento

Freitas Neto, Albérico Salgueiro de

A escolarização do aluno com deficiência visual e sua experiência educacional.

Santos, Miralva Jesus dos

Os processos de inclusão dos alunos com surdocegueira na educação básica

Farias, Sandra Samara Pires

Educação profissional de pessoas portadoras de necessidades especiais