N. 20 | 20 de novembro de 2012

N. 20 | 20 de novembro de 2012

CULTURA NEGRA

Conjunto de manifestações que influenciou a formação do Brasil com a chegada dos escravos africanos trazidos no período colonial. Os fortes traços da cultura africana podem ser encontrados em diversos aspectos da cultura brasileira, como a música popular, a religião, a culinária, o folclore e as festividades populares. No Brasil, o Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, em homenagem ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, ícone da cultura negra. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Malê Debalê: uma origem, uma tribo, uma festa

● Nossos colonizadores africanos: presença e tradição negra na Bahia

● Identidades afro-brasileiras: contas e rosários

● Ser quilombola: representações sociais de habitantes de uma comunidade negra

● Território, direito e identidade: uma análise da comunidade quilombola da Olaria em Irará, Bahia

MÚSICA

Arte de usar os sons com intenção estética e expressiva, combinando-os num mesmo todo criativo de ritmo e harmonia. A música, considerada uma prática cultural e humana, sempre esteve presente em manifestações de civilizações e agrupamentos. Pode ser dividida em gêneros e subgêneros. A criação, o significado e até mesmo sua definição variam de acordo com a cultura e o contexto social. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● As donas do canto: o sucesso das estrelas-intérpretes no carnaval de Salvador

● O que é isto, audição musical?

● O Swing do Samba: uma compreensão do gênero do Samba-Rock a partir da obra de Jorge Ben Jor

● A música faz o seu gênero: uma reflexão sobre a importância das classificações para a compreensão do processo comunicacional da música popular massiva a partir do estudo de caso do indie rock

● Articulações pedagógicas em Música: reflexões sobre o ensino em contextos não-escolares e acadêmicos

● Educação musical e identidade: mobilizando o poder da cultura para uma formação mais musical e um mundo mais humano

HOMEOPATIA

Consiste numa forma de terapia alternativa, baseada no princípio similia similibus curantur (semelhante pelo semelhante se cura), ou seja, o tratamento ocorre a partir da diluição e dinamização da mesma substância que produz o sintoma num indivíduo saudável. Desse modo, o sistema de cura natural é estimulado a estabelecer uma reação de restauração da saúde por suas próprias forças, de dentro para fora. É o segundo sistema médico mais utilizado no mundo. Fonte

● Homeopatia no Sistema Único de Saúde: representações dos usuários sobre o tratamento homeopático

● Efeito de medicamentos homeopáticos no número de ovos de nematódeos nas fezes (OPG) e no ganho de peso em ovinos

● Medicinas Alternativas e Complementares: uma metassíntese

● Trabalho em saúde: vigilância sanitária de farmácias no município de Salvador (Bahia, Brasil)

● Antinociceptive effects of Abarema cochliacarpos (B.A. Gomes) Barneby & J.W.Grimes (Mimosaceae)

Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Susane Barros (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI) e supervisão de Jussara Borges (ICI). A execução está a cargo de Keyla Sousa Santos, estudante de Arquivologia e bolsista do Programa Permanecer. O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). repositorio@ufba.br.