N. 21 | 27 de novembro de 2012

N. 21 | 27 de novembro de 2012

DOAÇÃO DE SANGUE

A doação de sangue é um ato importante no processo de coleta para armazenamento em bancos de sangue ou hemocentros visando usos subsequentes em transfusões. Alguns dos critérios adotados para análise do sangue doador são a idade, o peso e a alimentação. No Brasil, o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é celebrado em 25 de novembro. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Seroprevalence of cytomegalovirus infection among healthy blood donors in Bahia State, Brazil

● Ancestry informative markers and complete blood count parameters in Brazilian blood donors

● A case-control study of HTLV-infection among blood donors in Salvador, Bahia, Brazil - associated risk factors and trend towards declining prevalence

● Prevalência da infecção pelo vírus linfotrópico humano de células T e fatores de risco associados à soropositividade em doadores de sangue da cidade de Rio Branco, AC, Brasil (1998-2001)

● Reference range for T lymphocytes populations in blood donors from two different regions in Brazil

GÁS NATURAL

Consiste numa mistura de hidrocarbonetos leves encontrada no subsolo, na qual o metano tem uma participação superior a 70% em volume. O mais limpo dos combustíveis fósseis favorece uma maior durabilidade aos equipamentos que o utilizam e reduz os impactos ambientais. Versátil, o gás natural pode ser utilizado em aplicações domésticas, industriais e automotivas, e como fonte de geração de energia elétrica. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Gerenciamento de eventos anormais de uma unidade de processamento de gás natural através de sistemas de detecção e diagnóstico de falhas

● Utilização dos fungos na biorremediação de substratos contaminados por petróleo: estado da arte

● A combustão catalítica do metano: estudo estatístico do efeito das variáveis de preparação e pré-tratamento de catalisadores de paládio suportado sobre a atividade catalítica

● Methane generation in tropical landfills: Simplified methods and field results

CONTROLE E AUTOMAÇÃO

Também conhecida como mecatrônica, é a área da Engenharia voltada ao controle de processos industriais empregando métodos que utilizam os recursos da elétrica, da eletrônica, da mecânica e da informática. Para o profissional dessa área, o campo de trabalho é atraente, pois cresce na medida em que aumenta a automação no cotidiano social, desenvolvendo novos produtos ou soluções na busca pela redução da intervenção humana na operação de máquinas e equipamentos. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Laboratório de Otimização de Sistemas Motrizes: sistema de controle e monitoramento

● Automated system to acquire fuorescence, polarization and anisotropy maps within liquid fows

● Advanced Control of a Continuous Solution Copolymerization Process

● Specification and Verification of the IEEE 802.11 Medium Access Control and an Analysis of its Applicability to Real-Time Systems

● Modelagem, simulação, controle e otimização de conversores de acetileno

Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Susane Barros (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI) e supervisão de Jussara Borges (ICI). A execução está a cargo de Keyla Sousa Santos, estudante de Arquivologia e bolsista do Programa Permanecer, e Daniele Monteiro Bezerra de Menezes, voluntária. O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). repositorio@ufba.br.