N. 256 | 26 de janeiro de 2018

Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).

Vassoura-de-bruxa

É uma praga natural da Região Amazônica, uma doença fúngica fitopatológica típica de cacaueiros, ocasionada pelo basidiomiceto Moniliophtora perniciosa. Esse fungo ataca especialmente os frutos e brotos, causando a diminuição significativa na produção, e em alguns casos levando o cacaueiro à morte. Quando não se adotam medidas de controle no aparecimento, a praga progride rapidamente através do vento e da água, comprometendo completamente a produção. Agricultores devem procurar a CEPLAC para receberem treinamento na identificação da doença nas fazendas. Com as dificuldades de combater essa doença, foi lançado um programa para sequenciar o genoma da vassoura-de-bruxa. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

Caracterização de chocolates provenientes de cultivares de cacau Theobroma cacao L resistentes a vassoura de bruxa

Leite, Paula Bacelar

O enigma da vassoura-de-bruxa: análise de um choque exógeno na economia de Ilhéus/BA

Oliveira, Vandete Almeida Silva

Caracterização das sementes de variedades de cacau Theobroma cacao L. resistentes à vassoura de bruxa durante a fermentação e após a secagem

Cruz, Jaqueline Fontes Moreau

Identification and characterization of a class III chitin synthase gene of Moniliophthora perniciosa, the fungus that causes witches’ broom disease of cacao

Souza, Catiane S.

Oliveira, Bruno M.

Costa, Gustavo G. L.

Schriefer, Albert B.

Schnadelbach, Alessandra Selbach

Uetanabaro, Ana Paula T.

Pirovani, Carlos P.

Phenolic compounds, methylxanthines and antioxidant activity in cocoa mass and chocolates produced from "witch broom disease" resistant and non resistant cocoa cultivars

Leite, Paula Bacelar

Maciel, Leonardo Fonseca

Opretzka, Luiza Carolina França

Soares, Sérgio Eduardo

Bispo, Eliete da Silva

Romantismo

Foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que durou por grande parte do século XIX. O berço do romantismo pode ser considerado três países: Itália, Alemanha e Inglaterra. Porém, na França, o romantismo ganha mais força, e através dos artistas, os ideais românticos espalham-se pela Europa e pela América. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa. O espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo. O romantismo é a arte do sonho e fantasia. Valoriza as forças criativas do indivíduo e da imaginação popular. Opõe-se à arte equilibrada dos clássicos e baseia-se na inspiração fugaz dos momentos fortes da vida subjetiva. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

O Mestiço no Projeto de Formação da Identidade Brasileira Proposto pela Escola do Recife: Diálogos com o Romantismo Alemão

Sá, Bruno Vivas

A tradição romântica na construção das imagens na poesia de Cecília Meireles.

Freire, Eunice Rocha

Quem dança um conto aumenta um ponto: uma abordagem educacional do romantismo para crianças com o balé Gisele

Pinto, Cinthia de Andrade Correia

A construção do eu na modernidade: do projeto romântico ao impressionismo em Freud