N. 259| 23 de fevereiro de 2018

Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).

Role-Playing Game

Conhecida popularmente pela sigla RPG, significa "jogo de interpretação de personagens", sendo assim, é um gênero de jogo, onde os jogadores desempenham o papel de um personagem em um cenário fictício, estimulando a imaginação e o raciocínio lógico, desenvolvendo a criatividade, o relacionamento interpessoal e a cooperação mútua. Cada aventura é constituída por um Mestre, que cria a história, e os restantes jogadores, que escolhem personagens de diferentes raças e classes, tendo um enredo definido e um conjunto de regras para o cenário e os personagens e há a evolução desses personagens, através de níveis. Existem várias formas de RPG, podendo ser jogado oralmente, interpretado, em video-games, através de livros, etc. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

Objective Team - Role Playing Game para o Sistema de Apoio a Decisão da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (OT-RPG / SAD-EsAO)

Pontes, Ewertton Carneiro

RPG Digital e Segurança Pública: uma proposta de aplicação pedagógica para instrução policial militar

Ribeiro, Josete Bispo

Eu, avatar: as flexões do ser a partir dos MMORPGs

Thomaz, Felippe Calazans

Jogos que contam histórias: design do Game Narrativo Imaginautas

Costa, João

O uso do Role play no ensino de habilidades de comunicação e relacionais: percepção dos alunos.

Viana, Renata Souto

Branqueamento de Corais

É o nome dado à catástrofe ambiental que ocasiona a morte dos pólipos responsáveis pela construção dos recifes de coral, devido a problemas ambientais, como a mudança do clima, que faz o coral expulsar as algas microscópicas que vivem em simbiose com ele, pois as algas, devido ao aquecimento das águas, começam a produzir substâncias tóxicas para os corais e as algas são a principal fonte de alimento do coral e lhe dão cor. Nos Oceanos Índico, Pacífico e no Caribe, 80% dos corais afetados pelo branqueamento acabam morrendo. Os corais brasileiros de acordo com o monitoramento dos pesquisadores são mais resistentes e a taxa de mortalidade fica em torno de 10%. Porém, as novas análises indicam um aumento na mortalidade e um possível agravamento do aquecimento dos oceanos. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

Branqueamento de corais nos recifes da Bahia e sua relação com eventos de anomalias térmicas nas águas superficiais do oceano

Leão, Zelinda Margarida de Andrade Nery

Kikuchi, Ruy Kenji Papa de

Oliveira, Marília de Dirceu Machado de

Caracterização do Branqueamento de Corais no Recife Costeiro da Praia de Guarajuba, Litoral Norte do Estado da Bahia

Kelmo, Francisco

Previsão do Branqueamento dos Corais no Complexo Recifal dos Abrolhos-Ba: Uma Abordagem Bayesiana Visando Suporte à Gestão Ambiental

Lisboa , Danilo Silva

Resposta da calcificação do coral montastraea cavernosa (linnaeus, 1767) à heterotrofia durante evento de branqueamento