N.262 | 16 de março de 2018
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).
Transtorno Afetivo Bipolar
O Transtorno Afetivo Bipolar, também conhecido como Transtorno Bipolar, é um distúrbio psiquiátrico que tem como característica a oscilação de períodos de depressão com períodos de euforia. Esse distúrbio afeta homens e mulheres e geralmente tem início aos 30 anos. As pessoas comportam-se de maneira irritável, são inconstantes e tomam decisões inconsequentes quando estão nas fases de crise. As causas da doença ainda são desconhecidas, mas acredita-se que fatores genéticos e ambientais têm influência para o seu desenvolvimento. O tratamento geralmente é feito com estabilizadores de humor, psicoterapia e antipsicóticos. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse tema, entre os quais:
Almeida, Amanda Cristina Galvão Oliveira de
Miranda-Scippa, Ângela Marisa de Aquino
Alves, Rafaela de Oliveira Pinto
Vitamina D
A vitamina D é um grupo de compostos lipossolúveis necessários ao equilíbrio mineral do corpo. A sua principal função é manter homeostase de cálcio no organismo. Quando há deficiência dessa vitamina, pode-se adquirir um distúrbio chamado Raquitismo, o qual provoca o enfraquecimento dos ossos, devido à ausência do ergocalciferol (Vitamina D2) e do colecalciferol (Vitamina D3). A vitamina D pode ser obtida na alimentação e através da síntese endógena do colesterol, sintetizado pela incidência de raios UVB do sol sobre a pele. Alimentos como óleos de fígado de peixes e alimentos derivados do leite, como manteiga e queijos gordurosos, ajudam a manter essa vitamina em equilíbrio no nosso corpo. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse tema, entre os quais:
Suplementação com vitamina D: uma revisão sistemática.
Papel da vitamina D no estabelecimento e tratamento de transtornos neuropsiquiátricos
Santos, Luciana Carla Belém dos
Determinantes socioambientais das concentrações séricas de vitamina D em gestantes
Cerveja
Uma das bebidas mais consumidas no Brasil, a cerveja é produzida a partir da fermentação de cereais maltados, principalmente a cevada e o trigo. Seu preparo também pode incluir água, lúpulo, fermento, milho e outros ingredientes. A história da cerveja é muito antiga, sendo consumida desde 6.000 a.c pelos povos egípcios, mesopotâmios e iberos. Conforme o nível de fermentação e a forma em que é produzida, a cerveja pode assumir diversos tipos e sabores, agradando a muitos gostos. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse tema, entre os quais:
Expansão recente e perspectiva para a indústria cervejeira do Barsil
Pontes, Heiderson Marcel Santiago
Elaboração de uma cerveja ale utilizando melão de caroá [sicana odorífera (vell.)
Nascimento, Jefferson Eduardo Carvalho do
Uma análise do market share no setor cervejeiro brasileiro
Silva, Kecia Cristina Miranda da