N. 22 | 04 de dezembro de 2012

N. 22 | 04 de dezembro de 2012

Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA). Para mais informações e para acessar todas as edições do Alerta, visite: www.ndc.ufba.br.

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Atividade profissional relacionada à criatividade, sensibilidade, e também, à difusão de novos produtos, ideias e negócios. Os publicitários têm como principal função atuar planejando, produzindo e executando peças ou campanhas publicitárias, ou seja, divulgando uma marca ou produto, passando por diversos níveis, inclusive o psicológico. Embora semelhantes, a propaganda é o ato de divulgar produtos, ações e ideias, já a publicidade se utiliza disso com o intuito de gerar lucros. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

Mensagens publicitárias ressignificando sentidos na prática pedagógica de formação do bibliotecário

Mesclagem e contiguidade na imagem publicitária: o papel da metáfora e da metonímia na mensagem visual persuasiva

Controle sanitário da propaganda de bebidas alcoólicas no Brasil: estudo dos projetos de lei de 1988 a 2004

Dimensões e padrões poéticos do filme publicitário contemporâneo

A utilização de métodos qualitativos na Ciência Política e no marketing político

CONTROLE SOCIAL

Expressão originária da Sociologia que constitui-se num instrumento democrático no qual há uma participação social na gestão pública, ou seja, o governo atua sob fiscalização da população, da opinião pública e da esfera política. Garantir maior eficácia na resolução dos problemas e das deficiências sociais é o principal objetivo do controle social. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

O princípio da participação social na gestão de políticas públicas locais: uma análise de experiências latino-americanas e européias

As instituições brasileiras de controladoria pública – teoria versus prática

Polícia e sociedade. Gestão de segurança pública, violência e controle social

Controle social no Sistema Único de Saúde: subsídios para construção de competências dos conselheiros de saúde

Gestão social e esfera pública: aproximações teórico-conceituais

SAÚDE ESCOLAR

A infância é uma época determinante na construção de hábitos e atitudes.  Desta forma, a escola assume um papel importante para o desenvolvimento de um trabalho sistematizado e contínuo, contribuindo para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Diante disso, em 1998, o Ministério da Educação criou o Referencial Curricular Nacional para o Ensino Fundamental, no qual a saúde é tida como um tema transversal a ser trabalhado e assumido com responsabilidade nas escolas. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

Avaliação de políticas públicas de segurança alimentar e combate à fome no período 1995-2002. 4 – Programa Nacional de Alimentação Escolar

Programa nacional de alimentação escolar: há segurança na produção de alimentos em escolas de Salvador (Bahia)?

Epidemiologia do desenvolvimento cognitivo de escolares em Jequié, Bahia, Brasil: procedimentos de avaliação e resultados gerais

Association between geohelminth infections and physical growth in schoolchildren

Situação nutricional e alimentar de pré-escolares no semi-árido da Bahia (Brasil): I.Avaliação antropométrica

Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Susane Barros (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI) e supervisão de Jussara Borges (ICI). A execução está a cargo de Keyla Sousa Santos, estudante de Arquivologia e bolsista do Programa Permanecer, e Daniele Monteiro Bezerra de Menezes, voluntária, ambas estudantes de Arquivologia. O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). repositorio@ufba.br.