N. 23 | 11 de dezembro de 2012

N. 23 | 11 de dezembro de 2012

ZINCO

Elemento químico, o zinco é um metal utilizado na fabricação de ligas metálicas como o latão e o bronze, além de ser utilizado na produção de telhas e calhas residenciais.  É também um mineral essencial para o corpo humano, contribuindo para o bom funcionamento do sistema imunológico e protegendo-o contra a ação de vírus, bactérias e fungos. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Transferência de cobre e zinco para citros em solos do grupo

● Adsorção de zinco e colbato em um latossolo dos tabuleiros costeiros do recôncavo baiano

● Determination of copper, iron, lead and zinc in gasoline by sequential multi-element flame atomic absorption spectrometry after solid phase extraction

● Efeitos de metais pesados sobre o controle central do equilíbrio hidroeletrolítico

● Zinc and water intake in rats: investigation of adrenergic and opiatergic central mechanisms

CONSTRUÇÃO

Considera-se construção a execução de todas as etapas de um projeto previamente elaborado, seja de uma edificação ou de uma obra de arte, da fundação ao acabamento, respeitando as técnicas construtivas e as normas vigentes. O arquiteto brasileiro de nome mais influente na arquitetura moderna foi Oscar Niemeyer, pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● O solo como material de construção

● Entre arquiteturas: antigenealogias e deposições

● Salvador, making of: uma cidade através das câmeras do poder

● Duas ferrovias para ligar o mar da Bahia ao rio do Sertão: Bahia and San Francisco Railway e a Estrada de Ferro São Francisco

● O sol e o vento no traçado urbano do Brasil Colonial

MEDICAMENTOS/DROGAS

É toda e qualquer substância, natural ou sintética, tecnicamente obtida ou elaborada, que, ao ser introduzida no organismo, modifica suas funções. Possuem finalidades profiláticas, curativas, paliativas ou de diagnóstico. Os medicamentos naturais são obtidos através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Já os sintéticos são fabricados em laboratório. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Acesso a medicamentos excepcionais na Bahia: o caso do Interferon Peguilado

● Adverse drug reactions at a university hospital in Brazil

● Utilização de medicamentos e fatores associados entre crianças residentes em áreas pobre

● Uso abusivo de benzidamina no Brasil: uma abordagem em farmacovigilância

● Prevalência de admissão hospitalar por reação adversa a medicamentos em Salvador, BA

Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Susane Barros (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI) e supervisão de Jussara Borges (ICI). A execução está a cargo de Keyla Sousa Santos, estudante de Arquivologia e bolsista do Programa Permanecer, e Daniele Monteiro Bezerra de Menezes, voluntária, ambas estudantes de Arquivologia. O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). repositorio@ufba.br.