N.270 | 25 de maio de 2018

Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).

Salário

É a remuneração do trabalhador pelo trabalho que realiza, ou seja, todo o tempo empregado pelo trabalhador para realizar suas funções tem um pagamento e isto se denomina salário. Vem do latim “salarium” que como o próprio termo indica tem relação com sal; que era a forma de pagamento que recebiam os soldados do Império Romano devido ao seu valor elevado no mercado daquela época. Atualmente, o salário se apresenta em forma de dinheiro, ainda que se possa ver incluído no contracheque do trabalhador outros tipos de ajuda (alimentação, transporte, etc). Seu valor é determinado pelo mercado de trabalho, em função da demanda de mão-de-obra. Assim, o salário tem o seu valor fixado de acordo com a lei da oferta e da procura, sempre respeitado o mínimo legal. O salário deve constar obrigatoriamente do contrato de trabalho. O salário de cada trabalhador pode variar de acordo com o tipo de cargo e das funções desempenhadas pelo mesmo. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

Política salarial e salário real no Plano Cruzado

Dantas, Maurício Góes

A implementação do piso salarial dos docentes e seus reflexos no IDEB do ensino fundamental público da Bahia

Santos, Camila Silva dos

A curva de salário para a Região Metropolitana de Salvador: uma análise econométrica a partir dos dados da PED de 1997 a 2003

Alves Filho, Olinto Silveira

Perfil dos trabalhadores ocupados que ganham até um salário mínimo na Região Metropolitana de Salvador: uma avaliação

Lima, Débora Cristina Lopes Barbosa

O impacto do aumento real do salário mínimo no rendimento médio do trabalhador brasileiro

Tavares, Diogo de Melo