N. 25 | 08 de janeiro de 2013

N. 25 | 08 de janeiro de 2013

RELIGIÃO

Sistema cultural de crenças, práticas e doutrinas que além de visões de mundo, estabelecem símbolos que relacionam espiritualidade com a humanidade e seus valores morais. As religiões derivam, em sua maioria, da ética, de leis religiosas, crenças e são organizadas em grupos que adotam os mesmos dogmas e doutrinas. Os resultados do Censo do IBGE em 2010 revelaram um crescimento da diversidade dos grupos religiosos no Brasil. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Estudar a religião a partir do corpo: algumas questões teórico-metodológicas

● Na palma da minha mão: temas afro-brasileiros e questões contemporâneas

● Dimensões sociais e terapêuticas contemporâneas da religião afro-brasileira candomblé

● Religião e cura: algumas reflexões sobre a experiência religiosa das classes populares urbanas

● Hybridismesspirituels: autonomieetglobalisation du mouvement New Age

RAIOS X

Raios que emitem radiações eletromagnéticas de natureza semelhante à luz visível e possuem frequências superiores às radiações ultravioletas. Apesar de terem um bom custo-benefício quando comparados à ressonância magnética, os raios X, se utilizados de forma incorreta, podem provocar danos à saúde causando lesões cancerígenas, morte de células, leucemia, entre outros. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Métodos simples de formação de monocristal de substância orgânica para estudo estrutural por difração de raios X

● Uso da espectrometria por fluorescência de raios-X por energia dispersiva para determinação indireta de cloreto e sulfato em álcool combustível

● Avaliação de métodos radiográficos utilizados na localização vertical de sítios eleitos para instalação de mini-implantes

● Avaliação da radiografia cefalométrica lateral como meio de diagnóstico da hipertrofia de adenoide

● Relação entre a qualidade do exame clínico e o acerto na requisição da radiografia de tórax

FOTOGRAFIA

Técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando-as em uma superfície sensível. A invenção da fotografia é o resultado de um longo processo de avanços no decorrer dos tempos. A introdução da tecnologia digital tem modificado drasticamente os paradigmas que norteiam o mundo da fotografia, pois proporcionou a simplificação dos processos de captação, armazenagem, impressão e reprodução de imagens, aliada à facilidade de integração com os recursos da informática ampliando  e democratizando  o uso da imagem fotográfica nas mais diversas aplicações, respeitando, no entanto, os direitos de autoria da imagem. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● A fotografia na Bienal do Recôncavo

● Acervos fotográficos públicos: uma introdução sobre digitalização no contexto político da disseminação de conteúdos

● Por uma estilística da instabilidade: tendências na fotografia documental contemporânea brasileira na obra de Tiago Santana

● A imagem do trabalho: um estudo qualitativo usando fotografia em grupos focais

● Aproximações entre a obra de Christian Boltanski e o estímulo composto no drama

Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Susane Barros (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI) e supervisão de Jussara Borges (ICI). A execução está a cargo de Keyla Sousa Santos, estudante de Arquivologia e bolsista do Programa Permanecer, e Daniele Monteiro Bezerra de Menezes, voluntária, ambas estudantes de Arquivologia. O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). repositorio@ufba.br.