N. 281 | 17 de agosto de 2018

Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).

 

Melodia

É a frequência das notas musicais que formam uma unidade independente produzindo um sentido musical completo. A conjunção das melodias forma estruturas rítmicas que fazem parte das canções. Por isso, a melodia pode ser considerada o elemento substancial da música. Assim, frequentemente a melodia e música são utilizados como sinônimos. Embora o conceito melodia esteja normalmente associado à música, não se pode esquecer que a poesia também apresenta uma dimensão melodiosa. Na verdade, as unidades de um texto poético tais como os versos, as estrofes levam implicitamente uma estrutura parecida com a música. Para conseguir este efeito musical o poeta utiliza uma série de elementos: determinado ritmo, a métrica, algumas figuras literárias e a sonoridade de certas palavrasNo RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse tema, entre os quais:

 

Percebendo a melodia com os acordes da Ciência: um estudo da sensibilidade musical a partir da Física

Gómez Jaime, Pedro Javier

 

Estudos técnicos: sugestões de tópicos para a rotina diária de trombonistas

Leite, Diego

 

Do “lixo” ao luxo: um ensaio sobre a música de pós-produção nos almodramas

Maia, Guilherme

 

PORTAS ABERTAS: um trabalho de voz, musicalidade e composição sob o estímulo da música contemporânea

Hamad, Ana Flávia Andrade

 

Para fazer uma canção: um estudo sobre a composição de canções

Cerqueira, Evandro Botti de

 

 

Filantropia

O termo filantropia provém da união de dois conceitos gregos: philos (amor) e anthropos (homem), portanto, seu significado etimológico é amor ao homem ou amor à humanidade. Na Grécia Antiga, por influência de Platão e outros filósofos, este conceito era associado a um ideal educativo, a democracia e a liberdade. Contudo, hoje, filantropia é relacionada a realização de ações que repercutem benefício social, motivadas pelo único desejo de realizar um bem sem esperar nada em troca. Geralmente é associado às pessoas que prestam ajuda aos mais necessitados, as ações filantrópicas mais comuns são as doações e o trabalho voluntário. Contudo não está apenas associado a ações individuais, elas também podem ser promovidas por empresas que se preocupem com a sua responsabilidade no campo social. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse tema, entre os quais:

 

A filantropia moderna: autonomia e ação participativa - um estudo da Organização de Auxílio Fraterno - OAF

Trindade, Ana Angélica Martins da

 

Selo social como instrumento de marketing: uma concepção estratégica da filantropia empresarial

Guimarães, Fábio Di Natale

Quintella, Rogério Hermida

Pimentel, Renê

 

O Banco Mundial e o desenvolvimento das microfinanças em países da periferia capitalista

Kraychete, Elsa Sousa

 

Por trás dos muros: um estudo sobre a vida de idosos em Instituição de Longa Permanência.

Freitas, Adriana Valéria da Silva

 

O impacto da Educação Musical no Projeto Social Programa de Criança: Um estudo de caso

Santos, Neide

 

 

Filogenia

É um ramo da ciência que estuda a evolução das espécies de forma global. Etimologicamente, filogenia vem do grego que significa geração da raça. Quando a ideia da evolução se aplica a um indivíduo específico falamos de ontogenia, que é o oposto da filogenia. Dessa forma, no conhecimento da natureza a ideia da evolução é um dos princípios fundamentais. As espécies evoluem devido à mutação do DNA de um indivíduo. Se a mutação é satisfatória para a sua adaptação, pode tornar-se uma mudança para o conjunto da espécie, contudo a evolução é um processo bastante lento. Por isso, a filogenia estuda as semelhanças entre os membros de uma espécie do ponto de vista morfológico, anatômico e embriológico, assim, busca explicar a história de cada espécie. Os biólogos introduziram uma ordem de classificação a partir de um esquema geral: reino, classe, ordem, gênero e espécie e, desta maneira, prosseguem com as investigações sobre esse complexo processo. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse tema, entre os quais:

 

Análise filogenética do grupo de Dendropsophus decipiens (Lutz, 1925) (Amphibia: Anura: Hylidae)

Abreu, Rafael Oliveira de

 

Filogenia e uma biogeografia integrada de Acanthotetilla Burton, 1959 (Demospongiae, Spirophorida, Tetillidae): transito em mão dupla no traço peri-Africano

Fernandez, Julio

 

Um exame histórico-filosófico da biologia evolutiva do desenvolvimento

Almeida, Ana Maria Rocha de

Charbel, Niño El-Hani

 

Estudo taxonômico e aspectos biogeográficos da ictiofauna de água doce de drenagens costeiras do Estado da Bahia, Brasil, com a descrição de seis espécies novas

Cardoso, Priscila

 

Bactérias endogénas degradadoras de btxna remediação do sedimento contaminado de manguezal

Andrade, Wilma Brandão