N. 26 | 15 de janeiro de 2013

N. 26 | 15 de janeiro de 2013

COMPORTAMENTO ALIMENTAR

Desempenha um papel essencial na prevenção e no tratamento de doenças. A alimentação durante a infância, ao mesmo tempo em que é importante para o crescimento e desenvolvimento, pode contribuir para a prevenção de algumas doenças na fase adulta. A família, a escola e as condições socioeconômicas são fatores que influenciam de forma decisiva nos hábitos alimentares. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Efeito do tratamento com triptofano sobre parâmetros do comportamento alimentar em ratos adultos submetidos à desnutrição neonatal

● Obesidade: controle neural e hormonal do comportamento alimentar

● Hábitos alimentares de crianças menores de 1 ano amamentadas e não-amamentadas

● Educação alimentar e nutricional no contexto da promoção de práticas alimentares saudáveis

● Uso e percepções da alimentação alternativa no estado da Bahia: um estudo preliminar

USO DO SOLO

Constitui uma combinação de atividades de produção e reprodução. O uso do solo permite uma grande variedade de atividades, podendo ser usado com o fim residencial, comercial e industrial. Para regulação e controle do seu uso de forma adequada é necessária a criação de leis de zoneamento e leis de uso. Quanto ao valor de uso, este pode ser alterado constantemente devido às transformações do espaço urbano e rural. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Evolução do uso do solo e agronegócio na região oeste do estado da Bahia

● Evolução do uso do solo no município de Lauro de Freitas, Bahia – 1995-2007

● Geoprocessamento e o modelo shift-share na análise das transformações do uso da terra em municípios da Bacia hidrográfica do rio Mogi-Guaçu (SP), 1979 a 2001

● O solo como material de construção

● Fracionamento químico e físico do carbono orgânico total em um solo de mata submetido a diferentes usos

METAIS PESADOS

São metais altamente reativos e bioacumuláveis, ou seja, os organismos não são capazes de eliminá-los. Quimicamente, são definidos como um grupo de elementos situados entre o cobre e o chumbo na tabela periódica. Os seres vivos necessitam de pequenas quantidades de alguns desses metais para a realização de funções vitais no organismo. Porém, níveis excessivos desses elementos podem ser extremamente tóxicos. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Análise da estrutura de dados e agrupamento de variáveis de solo relacionadas com a concentração de alguns metais pesado

● Estimativa da concentração de metais pesados em solos dos tabuleiros do recôncavo da Bahia

● Biomonitoramento por crassostrea rhizophorae (Guilding, 1828) e percepção de risco socioambiental na Baía de Todos os Santos, Bahia

● Adsorção de zinco e cobalto em um latossolo dos tabuleiros costeiros do recôncavo baiano

● Concentrações naturais de metais pesados em algumas classes de solos brasileiros

Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Susane Barros (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI) e supervisão de Jussara Borges (ICI). A execução está a cargo de Keyla Sousa Santos, estudante de Arquivologia e bolsista do Programa Permanecer, e Daniele Monteiro Bezerra de Menezes, voluntária, ambas estudantes de Arquivologia. O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). repositorio@ufba.br.