N. 287 | 28 de setembro de 2018
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).
Acervo
Sua etimologia é do termo latino acervus, que significa coleção, assim, acervos são lugares de memória para algum tipo especial de material. Este pode ser fotos, livros, documentos, pinturas, etc. Além disso, um acervo pode pertencer a um indivíduo em particular, a uma instituição ou a uma nação. Dessa forma, uma das funções do acervo é refletir sobre a cultura de uma determinada época e pessoas, das quais tal acervo conta a história. Manifesta-se sobre o acervo cultural de um povo as manifestações culturais e artísticas, compostas pelas tradições, costumes e hábitos que são passados entre gerações. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Silva, Rubens Ribeiro Gonçalves da
Acervos Raros e Especiais : contribuições das Bibliotecas Universitárias como Lugares de Memória
A especificidade dos acervos de arte popular na documentação museológica: o caso do Solar Ferrão
Práticas prazerosas de leitura a partir do acervo do PNBE 2014
Informação
A informação é um conjunto de dados organizados que fazem referência a um acontecimento, que no seu contexto tem um determinado significado, cujo fim é ter o conhecimento sobre algo. Assim, a informação é um elemento fundamental no processo da comunicação como um todo. Ao longo da história, a forma de armazenamento e acesso à informação sofreu variações, mas obter informações sempre foi símbolo de poder. Na Idade Média, o acervo principal de informação se concentrava nas bibliotecas e nos mosteiros. Já na Idade Moderna, com o nascimento da imprensa, se iniciou a fabricação de livros em série e jornais, assim, ampliou-se o repasse de informações. Hoje, são inúmeras as ferramentas digitais e com desenvolvimento da internet e cada pessoa pode divulgar informações sobre um determinado fenômeno, colocando seu ponto de vista sobre o fato. Todavia, o filtro de tantas informações se faz necessário na medida em que se tem muitas notícias, inclusive falsas. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Um olhar sobre políticas de informação na sociedade contemporânea
Disseminação da informação no poder legislativo / câmara municipal de Salvador
A tutela preventiva dos direitos de personalidade e a liberdade de informação jornalística
A Mediação da Informação nas Redes de Arquivos Históricos
Conhecimento
Conhecimento é a capacidade do ser humano para compreender, por meio da razão, a natureza, os significados e as relações das coisas. Assim, os processos de aprendizagem dos seres humanos são compreendidos como representações simbólicas das suas reflexões sobre um determinado tema. O próprio conceito de conhecimento não é unânime entre os pesquisadores. Pois para os empiristas o conhecimento estava nos objetos, assim, abordavam um método de indução para que o conhecimento fosse gerado a partir das experiências empíricas. Já os que acreditam em um método dedutivo, imaginam que o conhecimento está no próprio sujeito. Contudo, o conhecimento pode ser visto de forma mais ampla como a posse de múltiplos dados relacionados entre si que possuem um determinado valor. Por isso, de forma geral, entende-se o conhecimento como um conceito complexo. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
A construção de conhecimento nas comunidades virtuais do ciberespaço
Silva, Rubens Ribeiro Gonçalves da
Conhecimento e Solidariedade: uma perspectiva neopragmática sobre ensino de ciências
O conhecimento enquanto campo: o ente cognitivo e a emergência de conceitos
Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas
Gestão do Conhecimento: Um Estudo de Caso em Prevenção da Poluição
Rodrigues, Ana Áurea Alécio de Oliveira