N. 299 | 08 de janeiro de 2018

Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).

Envelhecimento

Diz respeito às alterações fisiológicas que ocorrem no organismo, principalmente, nas células. Afinal, algumas param de se renovar com o passar dos anos. Além disso, fatores como estilo de vida e alimentação pode colaborar tanto para o envelhecimento saudável, quanto para o surgimento de patologias. Após a realização da Assembleia Geral sobre o Envelhecimento, em 1982, para tratar de questões acerca da qualidade de vida dos idosos, ficou instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) 1º de outubro como o Dia do Idoso. Contudo, envelhecer não reflete apenas sob a perspectiva biológica, mas também social, ou seja, de como as pessoas se percebem mais velhas e constroem esse processo de subjetividade. Assim, mesmo que a sociedade atual dê grande valor aos jovens é importante lembrar que o envelhecimento também é uma das fases da vida dos seres humanos. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

Envelhecimento e a pessoa idosa: grupos de convivência promovendo saúde

Santana, Maria Aparecida Cabral Tavares de

Estudo sobre a longevidade em Santa Inês, Bahia: aspectos demográficos, genéticos e sociais

Moreira, Lília Maria de Azevedo

Souza, Fabiana Rocha

Cordeiro, Ana Patrícia Barros

Conceição, Lilian Souza

Conceição, Liliane Souza

A atualidade do conceito de gerações na pesquisa sobre o envelhecimento

Motta, Alda Britto da

A constituição subjetiva do envelhecimento: representações de trabalhadores de uma indústria petroquímica sobre a aposentadoria.

Santos, Vanda Martins dos

Análise do perfil socioeconômico da demanda por assistência médica da população idosa no município de Salvador- Bahia no ano de 2009.

Araujo, Josiane de Santana

Escultura

Arte que representa ou ilustra imagens plásticas em relevo, é a arte de modelar os elementos para explicar figuras tridimensionais. É considerada a quarta das artes clássicas. A cinzelação, fundição, moldagem e a aglomeração de partículas para a criação de um objeto são exemplos de técnicas de trabalho da escultura. Os materiais mais utilizados são: bronze, mármore, argila, cera e madeira. O Pensador (Auguste Rodin), David (Michelangelo) e Vênus de Milo são algumas das esculturas mais famosas. Assim, percebe-se que os artistas utilizam diversos métodos para dar forma a suas ideias. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

Um método de projeto mecatrônico para as necessidades das pequenas e médias empresas

Nogueira, Tarso Barretto Rodrigues

Confiabilidade no projeto conceitual de produtos mecatrônicos

Santana, José Antônio Soares de

METODOLOGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS MECATRÔNICOS INTEGRANDO ENGENHARIA DE SOFTWARE E ENGENHARIA DE PRODUTOS

MASCARENHAS, ANA PATRÍCIA FONTES MAGALHÃES

Sistema mecatrônico de trituramento de coco verde para compostagem acelerada

Véras, Rodrigo Ícaro Pereira

I-car: serviços de comunicação inteligentes para aplicações multiagentes sobre redes veiculares
Santos Sá, Margarete Oliveira dos

Flavonóides

São compostos bioativos dos polifenóis encontrados em hortaliças, frutas, cereais, chás e vinho. Possuem vários benefícios para o ser humano, como ações antiinflamatórias, antialérgicas, antioxidante e prevenção ao câncer e doenças cardiovasculares. Além disso, também é atribuído aos flavonóides a melhora nos cabelos e unhas, uma vez que eles auxiliam na absorção da vitamina C. Cebolas, tomates, açaí e chocolate amargo são exemplos de alimentos ricos em flavonóides. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

Avaliação da qualidade de diferentes marcas de chá verde (Camellia sinensis) comercializadas em Salvador-Bahia Firmino, Luziana de Azevedo

Desenvolvimento de estratégias analíticas para determinação de flavanonas e psoraleno por CLAE-DAD em sucos de laranjas de diferentes procedências Silva, Lidércia Cavalcanti Ribeiro Cerqueira e

Estudo fitoquímico e avaliação das atividades antimicrobianas e antiparasitárias dos flavonóides isolados de Myrcia hiemalis (Myrtaceae).

Silva, Paulo Daniel

Estudo fitoquímico de Davilla rugosa: flavonóides e terpenóides

David, Jorge Mauricio

Souza, Jurema de Castro

Guedes, Maria L. Silva

David, Juceni Pereira de Lima

Flavonóides antioxidantes e derivados de ácido gálico isolados de cenostigma gardnerianum tul. (leguminosae).

Alves, Clayton Queiroz