N. 28 | 29 de janeiro de 2013

N. 28 | 29 de janeiro de 2013

DIGESTIBILIDADE

É o coeficiente de absorção de um nutriente, sendo em geral expresso como porcentagem do que foi retido em relação ao que foi ingerido. Tem sido aceita como uma medida satisfatória do valor nutritivo dos alimentos, apresentando subsídios importantes para a alimentação. Vários são os métodos utilizados para se determinar a digestibilidade dos nutrientes. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Digestibilidade total, ileal e cecal e variação pós-prandial da glicemia em ratos alimentados com amido gelatinizado de mandioca

● Frutos e sementes consumidos pelo tambaqui, Colossoma macrompum (Cuvier, 1818) incorporados em rações. Digestibilidade e velocidade de trânsito pelo trato gastrointestinal

● Influência da Adição de Pectina e Farelo de Soja sobre a Digestibilidade Aparente de Nutrientes, em Eqüinos

● Digestibilidade aparente dos nutrientes e energia de ração suplementada com enzimas digestivas exógenas para juvenis de tambaqui (Colosssoma macropomum Cuvier, 1818)

● Valor nutritivo da palha de milho verde para bovinos

CRÁTON DO SÃO FRANCISCO

Pode ser definido como uma região geologicamente estável sobre a qual se assentam outras estruturas como bacias. Geralmente tem raízes profundas no manto da terra, tendo formação em eras pré-cambrianas. O Cráton do São Francisco está localizado na parte oriental da América do Sul, aflorando nos estados brasileiros de Minas Gerais e Bahia. Sua natureza sugere uma origem vulcânica submarina com posterior metamorfismo. A região é rica em ouro e manganês sendo uma importante fonte de renda para o setor de mineração no Brasil. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Hercynite–quartz-bearing granulites from Brejões Dome area, Jequié Block, Bahia, Brazil: Influence of charnockite intrusion on granulite facies metamorphism

● Sediment hosted lead–zinc deposits of the Neoproterozoic Bambuı´ Group and correlative sequences, São Francisco Craton, Brazil: A review and a possible metallogenic evolution model

● Petrogenesis of the late-orogenic Bravo granite and surrounding high-grade country rocks in the Palaeoproterozoic orogen of Itabuna-Salvador-Curaçá block, Bahia, Brazil

● Chemical deposits associated to metavolcanosedimentary sequences of the central portion of the São Francisco craton the state of Bahia, Brazil: a review

● Geotectonic setting and metallogeny of the northern São Francisco craton, Bahia, Brazil

SUSTENTABILIDADE

Proposta de conscientizar a civilização e suas atividades, de tal forma que a sociedade, seus membros e suas economias possam preencher as próprias necessidades expressando maior potencial no presente, e, ao mesmo tempo, preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais. Deve ter a capacidade de integrar as questões sociais, culturais, energéticas, econômicas e ambientais. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Turismo rural cooperativo abrindo a porteira para a sustentabilidade

● Gestão territorial do sistema de parques públicos em salvador, Bahia: contradições e paradoxos

● Sustentabilidade em organizações econômicas camponesas (oecas) das terras altas da Bolívia: um estudo de casos múltiplos

● A sustentabilidade do turismo em cabo verde: uma Análise histórica e conceitual do processo de Desenvolvimento turístico do arquipélago

● Sustentabilidade Urbana, Avaliação e Indicadores: um estudo de caso sobre Vitória da Conquista - BA

Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Susane Barros (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI) e supervisão de Jussara Borges (ICI). A execução está a cargo de Keyla Sousa Santos, estudante de Arquivologia e bolsista do Programa Permanecer, e Daniele Monteiro Bezerra de Menezes, voluntária, ambas estudantes de Arquivologia. O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). repositorio@ufba.br.