N. 29 | 05 de fevereiro de 2013

N. 29 | 05 de fevereiro de 2013

ALCOOLISMO

Considerada uma doença pela Organização Mundial da Saúde, o alcoolismo consiste na dependência do indivíduo em ingerir bebidas alcoólicas frequentemente e de maneira compulsiva. O uso constante, descontrolado e progressivo pode comprometer seriamente o funcionamento do organismo, levando a consequências irreversíveis como alterações fisiológicas, psíquicas e comportamentais. Quanto ao tratamento, dependendo da gravidade, o paciente pode passar por uma desintoxicação, aderir ao uso de medicamentos receitados por médicos e/ou passar por aconselhamento individual ou em grupo. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Alcoolismo no contexto familiar: Um olhar fenomenológico

● Alcohol drinking patterns by gender, ethnicity, and social class in Bahia, Brazil

● Disfunção familiar referida pela presença de depressão materna e/ou alcoolismo na família e ocorrência de cárie dentária em crianças de dois e três anos de idade

● Modelos de atenção à saúde de usuários de álcool e outras drogas: discursos políticos, saberes e práticas

● Controle sanitário da propaganda de bebidas alcoólicas no Brasil: estudo dos projetos de lei de 1988 a 2004

TRABALHO INFANTIL

No Brasil, qualquer trabalho exercido por criança e adolescente menor de 16 anos, é considerado trabalho infantil e como tal é proibido por lei,  exceto na condição de aprendiz. Os programas de aprendizagem devem atender a uma série de condições específicas, de modo a não prejudicar o cotidiano e a vida escolar do jovem. O trabalho na infância e adolescência tem, sobre o sujeito trabalhador, impactos de diversa ordem, tanto sobre sua saúde física e psíquica quanto sobre sua educação. Isto vem, crescentemente, se constituindo objeto de preocupação social. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Algumas lições do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

● Trabalho infanto-juvenil e seu impacto sobre a escolaridade e a cidadania: possibilidades de (de)formação?

● Concordância de informações de adolescentes e suas mães em inquérito de saúde

● Fatores sociocontextuais para o trabalho da criança e do adolescente: uma análise ecológica

● A “invisibilidade” de crianças e adolescentes no contexto do turismo sexual em Salvador

MÉTODO DE MONTE CARLO (MMC)

Método estatístico utilizado em simulações estocásticas com diversas aplicações em áreas como a física, matemática e biologia. Tem sido utilizado como forma de obter aproximações numéricas de funções complexas. As aplicações mais comuns são em computação numérica para avaliar integrais. A ideia do método é escrever a integral que se deseja calcular como um valor esperado. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Modelagem numérica de escoamento transiente em meios aleatórios saturados com a expansão de KARHUNEN-LOÈVE

● Hydrogen role on the properties of amorphous silicon nitride

● Análise da sensibilidade do método de monte carlo para a estimativa de incerteza de acordo com o número de dados aleatórios gerados

● Contribuições para a avaliação da incerteza de medição no regime estacionário

● Estimativa da incerteza pelo método monte carlo: comparação entre diferentes procedimentos de cálculo

Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Susane Barros (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI) e supervisão de Jussara Borges (ICI). A execução está a cargo de Keyla Sousa Santos, estudante de Arquivologia e bolsista do Programa Permanecer, e Daniele Monteiro Bezerra de Menezes, voluntária, ambas estudantes de Arquivologia. O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). repositorio@ufba.br.