N. 326 | 30 de julho de 2019
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).
Os últimos trabalhos depositados na semana 23.07 a 29.07
Memórias de um corpo negro feminino: narrativas poéticas, ancestralidade e processos criativos
A reforma trabalhista de 2017: implicações no acesso à justiça do trabalho
Barros, Márcio Lucas Borges de
Oliveira, Analeia Jesus de
Teoria Queer
É uma teoria que critica as perspectivas binárias que sustentam e as relações sociais ocidentais e seus discursos hegemônicos. Historicamente, o termo “queer”, originário da língua inglesa, é introduzido a partir do século XVI para significar tudo que era considerado “estranho” e “excêntrico”. Contudo, desde os anos 80, o termo começa a ser ressignificado, principalmente pela comunidade LGBTs, transformando em o que era antes um termo pejorativo para uma forma de abrigar diferentes identidades para além do binário (homem e mulher). LOURO (2001) afirma que: “segundo os teóricos e teóricas queer é necessário empreender uma mudança epistemológica que efetivamente rompa com a lógica binária e com seus efeitos: a hierarquia, a classificação, a dominação e a exclusão”. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Transgressão e Desejo no Cinema Queer de Gustavo Vinagre: Filme Para Poeta Cego e Nova Dubai
Que os outros sejam o normal: tensões entre movimento LGBT e ativismo queer
Bittencourt, Eneyle Maria Freitas de
Bem-me-queer: performance e poéticas da diferença
Sherlock/Watson: Slash Fiction como tradução queer
Papilomavírus humano (HPV)
Mais conhecido como HPV, o vírus papiloma humano produz certas lesões parecidas com verrugas nas áreas genitais e ânus, tanto do homem quanto na mulher, sendo menos frequentes em áreas como mucosa nasal, oral e laríngea. Contudo, no caso das mulheres, uma infecção pelo HPV pode se espalhar até o colo do útero e causar grande risco de um desenvolvimento de câncer. Tal infecção é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e, em geral não apresenta sintomas. O tratamento das lesões por HPV consiste em sua eliminação através de cirurgia, pela aplicação de ácidos e outros métodos, mas, quanto a cura, o sistema imune pode combater de maneira eficaz a infecção, principalmente entre as pessoas mais jovens. As melhores formas de prevenir essas infecções são a vacinação contra o HPV e o uso regular de preservativo. Contudo apesar de a camisinha prevenir a maioria das IST, não impede totalmente a infecção pelo HPV, pois outras lesões podem está em áreas não protegidas pelo preservativo (como vulva, bolsa escrotal), por isso, a camisinha feminina, que cobre a vulva, pode evitar o contágio de forma mais eficaz. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Custo-utilidade da vacinação contra Papilomavírus humano no Brasil
Revisão sistemática de aspectos da biossegurança das vacinas contra o HPV
Carvalho Sobrinho, Agnaldo Alves de
Evidence of a higher prevalence of HPV infection in HTLV-1-infected women: a cross-sectional study
Toralles, Maria Betânia Pereira
Acesso à justiça
No âmbito jurídico, diz respeito às garantia para os cidadãos ingressarem com uma ação no Poder Judiciário. Contudo, não limita-se ao simples ingresso de uma demanda, mas inclui o respeito à todos os direitos processuais. É um direito fundamental garantido na Constituição de 1988, no artigo 5° (no inciso LXXIV), que afirma a assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos. Além disso, foi criado, com a Lei 9.099/95, os Juizados Especiais Cíveis Estaduais em decorrência da necessidade de viabilizar o acesso à justiça. Afinal, eles são orientados pelos princípios da oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade. Contudo, a garantia ao acesso à justiça está para além do âmbito jurídico, pois se relaciona com diversos fatores políticos e econômicos. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Processo judicial eletrônico trabalhista: novo paradigma de acesso à justiça
Controle judicial das políticas públicas de saúde como meio de acesso à justiça
Vasconcelos, Luiz Carlos Souza