N. 30 | 19 de fevereiro de 2013

N. 30 | 19 de fevereiro de 2013

CAPOEIRA

Expressão cultural desenvolvida no Brasil, durante o período colonial, pelos escravos africanos. Nesta época, a capoeira era considerada uma forma de rebeldia e resistência. Durante as fugas, era praticada como forma de ataque ou defesa. Constitui um misto de luta e dança, caracterizada por golpes e movimentos ágeis. Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Em 2008, a capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Capoeira angola: identidade e trânsito musical

● Capoeira, identidade e gênero: ensaios sobre a história social da capoeira no Brasil

● Cultura popular e educação: um estudo sobre a Capoeira Angola

● Sobre capoeira e dança cênica: tramas e mestiçagens culturais

● Capoeira Regional: a escola de Mestre Bimba

HIPERTENSÃO

A hipertensão arterial ou pressão alta compromete os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Na maioria dos casos, tem sua origem na hereditariedade, embora, fatores como o fumo, o consumo abusivo de bebidas alcoólicas, o grande consumo de sal e a falta de atividade física contribuam para o aumento dos níveis da pressão arterial. Os principais sintomas do aumento da pressão são dores no peito, dor de cabeça, tonturas e visão embaçada. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Itinerários terapêuticos face à hipertensão arterial em famílias de classe popular

● Avaliação do grau de integração da rede de atenção à saúde da pessoa com hipertensão arterial sistêmica em Aracaju

● Crenças em saúde para o controle da hipertensão arterial

● Prevalência de pré-hipertensão e de hipertensão arterial e avaliação de fatores associados em crianças e adolescentes de escolas públicas de Salvador, Bahia, Brasil

● Refletindo sobre pressupostos para o cuidar/cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa

ESPECTROMETRIA DE ABSORÇÃO ATÔMICA

Método de análise utilizado para determinar qualitativa e quantitativamente a presença de metais em diversos tipos de amostras, como por exemplo: solos, águas, materiais biológicos e alimentos. Esse método utiliza como princípio a absorção de radiação ultravioleta por parte dos elétrons. Estes, devidamente excitados por uma fonte de energia, sofrem um salto quântico devolvendo a energia recebida para o meio, voltando assim para a sua camada orbital de origem. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Determinação espectrofotométrica simultânea de cobre e ferro em álcool etílico combustível com reagentes derivados da ferroína

● Separation and preconcentration procedures for the determination of lead using spectrometric techniques: A review

● Determination of Calcium and Magnesium in Biodiesel by Flame Atomic Absorption Spectrometry Using Microemulsions as Sample Preparation

● Application of Box–Behnken design in the optimisation of an on-line pre-concentration system using knotted reactor for cadmium determination by flame atomic absorption spectrometry

Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Susane Barros (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI) e supervisão de Jussara Borges (ICI). A execução está a cargo de Keyla Sousa Santos, estudante de Arquivologia e bolsista do Programa Permanecer, e Daniele Monteiro Bezerra de Menezes, voluntária, ambas estudantes de Arquivologia. O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). repositorio@ufba.br.