N. 31 | 26 de fevereiro de 2013

 

 

O seu trabalho pode ser divulgado na próxima edição do Alerta! Deposite-o no RI UFBA.

 

N. 31 | 26 de fevereiro de 2013

 

Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA). Para mais informações e para acessar todas as edições do Alerta, visite: www.ndc.ufba.br.

 

LIVRO DIDÁTICO

De caráter pedagógico, o livro didático surgiu como complemento aos livros clássicos. Visa o ensino de determinada disciplina, deve ser adequado ao projeto político-pedagógico da escola, ao aluno, ao professor, e à realidade sociocultural das instituições. Para dar subsídios ao trabalho pedagógico, o Ministério da Educação criou o Programa Nacional do Livro Didático. No dia 27 de fevereiro comemora-se o Dia Nacional do Livro Didático. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

● O tratamento da compreensão textual nos livros didáticos de língua portuguesa de 5ª à 8ª séries

● O ensino da cultura através dos livros didáticos de ele: que cultura ensinamos?

● Atividades de produção de textos em livros didáticos do ensino médio : dos gêneros textuais à análise de discurso

● A visibilidade da cultura hispanoamericana na produção de material didático intercultural

● A representação social do negro no livro didático: o que mudou? por que mudou?

 

HOLOCENO

Na escala de tempo geológico, o Holoceno ou Holocênico é fase do período Quaternário da era Cenozoica que se iniciou há cerca de 11,5 mil anos, com o fim da última era glacial principal, ou Idade do Gelo, e se estende até o presente. A época é informalmente chamada Antropogeno ou “Idade do Homem”, por abranger todo o período de civilizações.

 

● A diachronic view of the net longshore sediment drift during the Late Holocene at the Jequitinhonha River delta, Brazil, using numerical modeling

● Past and current sediment dispersion pattern estimates through numerical modeling of wave climate: an example of the Holocene delta of the Doce River, Espírito Santo, Brazil

● Controls on Quaternary coastal evolution of the east-northeastern coast of Brazil: roles of sea-level history, trade winds and climate

● A reevaluation of the late quaternary sedimentation in Todos os Santos Bay (BA), Brazil

● The Brazilian sea-level curves: a critical review with emphasis on the curves from the Paranaguá and Cananéia regions

 

DRAMATURGIA

Palavra de origem grega que apresenta o sentido de “ação”. Caracteriza-se como o ofício de elaborar um texto objetivando transpô-lo para os palcos através da encenação empreendida por atores. O especialista nesta arte é conhecido como dramaturgo e pode atuar em diversos gêneros, como: tragédia, comédia, musical. Embora originalmente se associasse a dramaturgia ao teatro, atualmente ela se estende também aos roteiros de cinema, às novelas de TV, aos sitcoms ou comédias de costume e às minisséries.

 

● A tessitura de sentidos na composição improvisada em dança: como o dançarino cria propósitos para a cena

● A dramaturgia como ferramenta de análise fílmica

● Dramaturgia na dança: uma perspectiva coevolutiva entre dança e teatro

● Um estudo das comédias mágicas o chico e o diabo e os irmãos jogadores, de Benjamim de Oliveira

● Teatro para crianças: dramaturgia e encenação

 

Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Susane Barros (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI) e supervisão de Jussara Borges (ICI). A execução está a cargo de Keyla Sousa Santos, estudante de Arquivologia e bolsista do Programa Permanecer, e Daniele Monteiro Bezerra de Menezes, voluntária, ambas estudantes de Arquivologia. O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). repositorio@ufba.br.