N. 32 | 05 de março de 2013

N. 32 | 05 de março de 2013

IGREJA CATÓLICA - CATOLICISMO

O catolicismo constitui-se de um conjunto de crenças e doutrinas adotadas por cristãos que pertencem à Igreja Católica, tendo como centro da fé Jesus Cristo. Quanto à hierarquia, a Igreja Católica é formada por padres, bispos e ordens monásticas, sendo o papa o chefe espiritual. Caracteriza-se pela prática do celibato no clero e por dogmas. O principal culto espiritual diz respeito à celebração litúrgica ou missa. Destaca-se ainda a renúncia do papa Bento XVI, em fevereiro de 2013, sendo a primeira nos últimos cinco séculos. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Vozes divergentes sobre o sacerdócio de mulheres na igreja católica - (1978-2005)

● O catolicismo no Brasil: um campo para a pesquisa social

● Os Jesuítas e o apostolado social durante a ditadura militar

● A administração dos bens temporais do Mosteiro de São Bento da Bahia

● Arquivos secretos eclesiásticos em Salvador

BLOGS

Página da internet que pode ser usada como um diário pessoal on-line, espaço interativo, ambiente para diversos tipos de discussões dentre outras finalidades. Devido a sua fácil utilização, os weblogs ou blogs têm sido ferramentas utilizadas tanto por profissionais quanto por leigos no que diz respeito à disseminação e compartilhamento de informações. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Blogs Futebolísticos no Brasil e na Argentina: a blogosfera com extensão do jornalismo e dos estádios

● Considerações sobre a cena enunciativa: a construção do ethos nos blogs

● Visibilidade e autoridade na blogosfera: uma investigação sobre mecanismos de posicionamento de weblogs com estudo de casos na blogosfera corporativa brasileira

● O ensino do jornalismo em redes de alta velocidade: metodologias e softwares

● Comunicação e Geografia. Da cartografia tradicional aos mapas colaborativos na internet

MULHER

Termo utilizado para se referir ao ser humano adulto do sexo feminino. Indica tanto distinções sexuais biológicas quanto nos papéis socioculturais. Historicamente, ocorreram mudanças significativas do seu papel na sociedade. Sua história é de opressão, mas também é de luta e resistência, sempre na busca de extinguir preconceitos, conquistar a igualdade, a autonomia e a dignidade. Atualmente as mulheres representam, quantitativamente, a maioria da população brasileira e, politicamente, uma delas exerce a presidência do nosso país. No dia 08 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Gênero e mídia: a cobertura do Dia Internacional da Mulher

● A imprensa feminina no Rio de Janeiro, anos 20: um sistema de informação cultural

● A violência contra a mulher numa perspectiva histórica e cultural

● De anjos a mulheres - Ideologias e valores na formação de enfermeiras

● Viúvas: o mistério da ausência

Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Susane Barros (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI) e supervisão de Jussara Borges (ICI). A execução está a cargo de Keyla Sousa Santos, estudante de Arquivologia e bolsista do Programa Permanecer, e Daniele Monteiro Bezerra de Menezes, voluntária, ambas estudantes de Arquivologia. O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). repositorio@ufba.br.