N. 33 | 12 de março de 2013

N. 33 | 12 de março de 2013

SAÚDE DA MULHER

Toda mulher possui uma bagagem hereditária única, sendo necessária a adoção de cuidados preventivos à saúde integral. Para tanto, exames de rotina como glicemia, colesterol total, triglicerídeos, creatina, hemograma, exame de urina e consultas periódicas ao ginecologista são de fundamental importância para manutenção da saúde. O governo federal criou o programa Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) com ênfase nos seguintes campos: doenças ginecológicas prevalentes, prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e Aids, além de assistência às mulheres vítimas de violência. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Integralidade do cuidado à saúde da mulher: limites da prática profissional

● Cuidado de enfermagem na percepção de usuárias de um serviço público de saúde em Salvador (BA)

● Práticas de saúde da mulher no domicílio e reprodução de desigualdades de gênero

● Necessidades de mulheres no puerpério imediato em uma maternidade pública de Salvador, Bahia, Brasil

● Cobertura do teste de Papanicolaou e fatores associados à não-realização: um olhar sobre o Programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero em Pernambuco, Brasil

POESIA

Termo originário do grego, a poesia constitui um dos gêneros literários mais antigos, e seu surgimento está atrelado à música. Na Grécia Antiga, a apresentação dos poemas era acompanhada por instrumentos musicais, mais comumente a lira. No Brasil, os primeiros poemas são atribuídos aos jesuítas, pois estes eram usados para a catequização dos índios. Em homenagem a Castro Alves, poeta dos escravos, estabeleceu-se em 14 de março o Dia Nacional da Poesia.

● Lábia e tarifa de embarque: viagens híbridas na poética de Waly Salomão

● Diversidade e convivência em verso e prosa

● Jacinta Passos: coração militante

● Arthur de Salles: um trovador medieval?

● Aloisio Resende: um poeta negro "revoltado contra o destino" (Feira de Santana, 1900-1941)

BIBLIOTECÁRIO

É o profissional qualificado para interagir com processos de registro e transferência da informação, tornando-a acessível ao usuário final e considerando as dimensões humanas e éticas do conhecimento, da tecnologia e das relações sociais. Desempenha suas funções em bibliotecas, centros de documentação, no gerenciamento de redes e sistemas de informação, além de gerir recursos informacionais e trabalhar com tecnologia de ponta. No Brasil, seu dia é comemorado em 12 de março em homenagem à data de nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● A auto-imagem do profissional bibliotecário na sociedade contemporânea: um estudo de caso do Município de Salvador (BA)

● Fragmentos de uma preciosa memória: Esmeralda Aragão e a Biblioteconomia na Bahia

● Marketing na gestão de bibliotecas públicas

● Mensagens Publicitárias Ressignificando Sentidos na prática pedagógica de formação do bibliotecário

● Missão do Bibliotecário: a visão de José Ortega y Gasset

Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Susane Barros (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI) e supervisão de Jussara Borges (ICI). A execução está a cargo de Keyla Santos, estudante de Arquivologia e bolsista do Programa Permanecer, e Daniele Monteiro Bezerra de Menezes, voluntária, ambas estudantes de Arquivologia. O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). repositorio@ufba.br.