N. 34 | 19 de março de 2013

N. 34 | 19 de março de 2013

DISCRIMINAÇÃO RACIAL

De acordo com a ONU, Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, dos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública. No Brasil, a legislação estabelece qualquer tipo de discriminação racial como crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão. O dia 21 de março ficou instituído como Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Farda & cor: mobilidade nas patentes e racismo na polícia militar da Bahia

● Múltiplas vozes: racismo e anti-racismo na perspectiva dos universitários de São Paulo

● Cotas na Ufba: percepções sobre racismo, antirracismo, identidades e fronteiras

● Outras falas: feminismos na perspectiva de mulheres negras brasileiras

● Discriminação racial e de gênero em discursos de mulheres negras com anemia falciforme

SÍNDROME DE DOWN

Alteração genética causada pela presença de um cromossomo a mais no par 21, a trissomia 21 ou Síndrome de Down é assim denominada em homenagem ao médico britânico John Langdon Down, reconhecido pelo extenso trabalho com crianças com deficiência mental. O diagnóstico da síndrome pode ser realizado ainda no período de gestação, através da ultrassonografia fetal e após o nascimento deve-se realizar o exame do cariótipo (estudo dos cromossomos). Algumas características dos portadores são o atraso no desenvolvimento da linguagem e no desenvolvimento motor. Em 21 de março se comemora o dia Internacional da Síndrome de Down. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Idade materna e síndrome de Down no Nordeste do Brasil

● Aspectos genéticos e sociais da sexualidade em pessoas com síndrome de Down

● Complicações materno-fetais da biópsia de vilo corial: experiência de um centro especializado do Nordeste do Brasil

● A síndrome de Down e sua patogênese: considerações sobre o determinismo genético

● Sindrome de down: aspectos relacionandos ao sistema estomatognática

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Flagrantes de violência contra mulheres, seja ela física, psicológica, sexual ou moral ainda são comumente observados em nossa sociedade. O índice de assassinato a mulheres vem crescendo em nosso país. Segundo dados oficiais da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, no Brasil, 70% desses crimes acontecem no ambiente doméstico, sendo praticados por seus companheiros. Diante disso, diversas medidas vêm sendo adotadas, como: a criação de delegacias, juizados e promotorias especializadas, além de uma rede de serviços para atendimento à mulher em situação de violência. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● A experiência estatal brasileira no atendimento a homens autores de violência doméstica e familiar contra a mulher

● Padrão de distúrbios psíquicos menores em mulheres vítimas de violência atendidas em uma unidade de urgência e emergência

● Cercas que se levantam: análise das decisões do Superior Tribunal de Justiça em quatro anos de aplicação da Lei Maria da Penha

● A violência contra a mulher numa perspectiva histórica e cultural

● Violência doméstica e institucional em serviços de saúde: experiências de mulheres

Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Susane Barros (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI) e supervisão de Jussara Borges (ICI). A execução está a cargo de Keyla Santos, bolsista do Programa Permanecer, e Daniele Monteiro Bezerra de Menezes, voluntária, ambas estudantes de Arquivologia. O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). repositorio@ufba.br.