N. 35 | 26 de março de 2013

N. 35 | 26 de março de 2013

CACAU

Utilizado pelas indústrias alimentícias por ser a matéria-prima do chocolate, o cacau é considerado um importante produto para economia da Bahia. Atualmente, o Brasil está entre os maiores produtores de cacau do mundo ao lado da Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Camarões. O aproveitamento do cacau não ocorre apenas com o uso das sementes, as cascas podem ser utilizadas como alimentos para os bovinos, suínos, aves e peixes, além de serem empregadas na produção de biofertilizantes. No que diz respeito às suas características nutricionais, o cacau constitui um alimento com elevado teor de antioxidantes, que ajudam na prevenção de doenças. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Caracterização de chocolates provenientes de cultivares de cacau Theobroma cacao L resistentes a vassoura de bruxa

● Caracterização das sementes de variedades de cacau Theobroma cacao L. resistentes à vassoura de bruxa durante a fermentação e após a secagem

● Aproveitamento industrial de “mel” de cacau (Theobroma cacao l) na produção de geléia sem adição de açúcar

● Perfil sensorial de pó de cacau (Theobroma cacao L.) alcalinizado

● Eficácia da atividade antioxidante e caracterização de embalagens ativas biodegradáveis formuladas com amido de mandioca e derivados de cacau e café

TUBERCULOSE

Infecção contagiosa causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), a tuberculose pode afetar diversos órgãos e sistemas do corpo humano, embora acometa mais comumente os pulmões. O contágio ocorre de pessoa para pessoa através do bacilo eliminado pela respiração, por espirros e pela tosse. Os principais sintomas da doença são: tosse por um longo período, produção de catarro, febre, cansaço, dor no peito e falta de apetite. Seu tratamento é realizado através do uso de antibióticos e como forma de prevenção todo recém-nascido deve tomar a vacina BCG. A data 24 de março é destinada ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Tuberculose na cidade de Salvador, Bahia, Brasil: o perfil na década de 1990

● Subnotificação da comorbidade tuberculose e aids: uma aplicação do método de linkage

● Prevalência de TB ativa e TB latente em internos de um hospital penal na Bahia

● First insights into the genetic diversity of Mycobacterium tuberculosis strains in Salvador, Bahia State, Brazil

● Is tuberculosis difficult to diagnose in childhood and adolescence?

MOVIMENTO FEMINISTA

Trata-se de um movimento social, filosófico e político que se baseia na igualdade entre homens e mulheres. Argumenta-se que, embora os sexos sejam anatomicamente diferentes, nenhuma diferença deve servir de base à discriminação. Foi através do feminismo que, nas últimas décadas, os direitos da mulher foram ampliados. Atualmente, o movimento feminista brasileiro conta com esforços da Secretaria de Políticas para as Mulheres, que além de atuar na redução da desigualdade dos gêneros, empreende esforços para reduzir a miséria e a pobreza. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● El movimiento feminista y la salud de las mujeres: la experiencia de los Centros de Planificación Familiar (CPF) en Catalunya (1976-1982)

● Do segundo sexo à segunda onda: discursos feministas sobre a maternidade

● A mulher na ordem do dia: estudos de temas em Malu Mulher (1979\80) e Mulher (1998\1999)

● Gênero, mulheres e feminismos

● Hip Hop Feminista? convenções de gênero e feminismos no movimento Hip Hop soteropolitano

Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Susane Barros (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI) e supervisão de Jussara Borges (ICI). A execução está a cargo de Keyla Sousa Santos, estudante de Arquivologia e bolsista do Programa Permanecer, e Daniele Monteiro Bezerra de Menezes, voluntária, ambas estudantes de Arquivologia. O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). repositorio@ufba.br.