N. 390 | 10 de novembro de 2020

Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).

 
Os últimos trabalhos depositados na semana 03.11 a 10.11

 

Musicologias sem fronteiras: estado da pesquisa no Núcleo de Estudos Musicológicos da UFBA    

Blanco, Pablo Sotuyo    

 

Corpo-território & educação decolonial: proposições afro-brasileiras na invenção da docência    

Miranda, Eduardo O.    

 

Movimentos formativos contra-hegemônicos na Faculdade de Educação da UFBA: primavera nos dentes    

Carvalhal, Tito Loiola   

 

Além das cercas, o que há?:  A educação do campo no contexto da cultura digital    

Sena, Ivânia Paula Freitas de Souza    

 

Formação profissional para a construção civil em um assentamento do MST: contribuições para a autoconstrução habitacional   

Ramos, João Maurício Santana   

 

Vacina

Produzidas através de agentes patogênicos – vírus e bactérias –  mortos ou atenuados, as vacinas constituem substâncias, que ao serem introduzidas no organismo animal, suscitam uma reação do sistema imunológico, visando à produção de anticorpos e ao controle de algumas doenças. As vacinas podem ser profiláticas (exemplo: para prevenir ou melhorar os efeitos de uma futura infecção por qualquer patógeno), ou terapêuticas. No Brasil, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) da Secretaria de Vigilância em Saúde é responsável por coordenar as campanhas de vacinação contra doenças como a poliomielite (paralisia infantil), o sarampo, a tuberculose, a rubéola, a gripe, entre outras. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse assunto, entre os quais:           

 

A dinâmica de inovação no setor de vacinas e o desenvolvimento de candidatas à vacina contra dengue    

Almeida, Bethânia de Araújo    

 

Revisão sistemática de aspectos da biossegurança das vacinas contra o HPV   

Carvalho Sobrinho, Agnaldo Alves de    

 

Avaliação do Impacto Epidemiológico da Vacina Meningocócica C conjugada no Estado da Bahia    

Deus, Aline Anne Ferreira    

 

Leishmanolisina: um importante fator de virulência que pode ser explorado como eventual vacina contra Leishmaniose   

Souza, Bruno Araújo    

 

Eventos adversos pós-vacina BCG em crianças no município de Feira de Santana - BA    

Oliveira, Marília Souza de    

 

Produção Cultural

Também chamada de gestão cultural, é uma área que está presente em quase tudo que se relaciona com a cultura: teatro, cinema, exposições, festivais, etc. Assim como vários outros profissionais da chamada indústria criativa, produtores culturais são normalmente agentes dos bastidores, da produção. Todavia, cada vez mais se expande a função dos produtores culturais. Isso porque o cenário cultural tem demandado uma flexibilidade dos seus profissionais – que muitas vezes acabam acumulando várias funções. Assim como há a administração de empresas, há a gestão cultural – a área em que se pensa na ação cultural, seja ela da iniciativa pública ou privada. O marketing cultural também é um segmento dessa área que se encontra com frequência. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse assunto, entre os quais:             

 

O mercado do gestor cultural uma análise pelo viés do marketing cultural   

Habib, Paula Soares    

 

Caixa cultural salvador uma análise sobre o funcionamento e a relevância do espaço para a vida cultural da cidade    

Santos, Gabriela Gomes   

 

Araújo, Sérgio Sobreira    

 

Oliveira, Melvyn Cordeiro de

Cruz, Ícaro Palmeira    

 

Miranda, Neusinéa Maciel    

 
 

Comunicação Política

Também chamada de “marketing político”, é um segmento dentro da comunicação voltado para o ambiente político, mais especificamente no cenário eleitoral, visando estreitar a relação de expectativa de um determinado grupo de pessoas em relação às questões que envolvem seu cotidiano e a materialização da mesma em um candidato, um governo, um partido ou um grupo político. Em síntese, refere-se às técnicas que visam tornar um candidato a cargo público conhecido e aceito no período eleitoral, através de suas propostas e projetos, usando do estudo de mercado, utilizado para segmentar grupos sociais, desejos e anseios do eleitorado, desenvolvendo sintonia entre aquilo que o político propõe fazer e o que seu público-alvo espera, ou seja, o uso de uma comunicação estratégica para fins eleitorais. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse tema, entre os quais:      

 

Participação política e transparência online: um panorama sobre a democracia digital no Brasil a partir de iniciativas da sociedade civil    

Almada, Maria Paula   

 

Aggio, Camilo de Oliveira    

 

Comunicação política e a Campanha Online 2.0 na Bahia em 2010: uma análise da atuação dos principais candidatos ao Governo do Estado no Twitter e Youtube  

Reis, Lucas   

 

Internet, representação e instituições políticas: um estudo sobre as contribuições da Internet para o aprimoramento da representação política  

Azevedo, Dilvan Passos de   

 

Participação política local através da internet e os ganhos democráticos para o cidadão online    

Carreiro, Rodrigo