N. 37 | 09 de abril de 2013

N. 37 | 09 de abril de 2013

CANTO

A voz é um importante instrumento de comunicação. Para emiti-la, os seres humanos utilizam os pulmões, as pregas vocais e articuladores como lábios, língua e dentes. Uma das utilidades da voz é o canto, ou seja, a emissão de sons vocálicos que formam uma sequência melódica. Os cantores a utilizam como um instrumento para fazer música. No dia 16 de abril é comemorado o Dia Mundial da Voz. Esta celebração tem por objetivo alertar a importância dos cuidados necessários à preservação da voz, tais como: beber bastante água, não gritar e não fumar. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● "Um por todos ou todos por um”?: processos avaliativos no canto-coral em escola profissionalizante de música

● Coral Canto que Encanta: um estudo do processo de educação musical com idosos em Madre de Deus, região metropolitana de Salvador, Bahia

● Gira de escravos: a música dos exus e pombagiras no Centro Umbandista Rei de Bizarra

● A construção do musical como prática artística interdisciplinar na educação musical

● A voz integrada: uma análise das proposições de Grotowski, Barba e Staniewski para o treinamento vocal e sua aplicação na preparação do ator

ENGENHARIA

Ciência que engloba diversos ramos e especialidades. A Engenharia consiste na aplicabilidade dos conhecimentos teóricos, técnicos e científicos visando transformar e produzir novos utilitários para a sociedade, tais como materiais, máquinas, aparelhos, sistemas, processos, entre outros. Atualmente, existem mais de 30 ramos da Engenharia e alguns deles não possuem relação direta com as Ciências Exatas. Como exemplo cita-se a Engenharia Ambiental e a Engenharia Florestal que são ramos vinculados às Ciências Biológicas. A data comemorativa da Engenharia é o dia 10 de abril em homenagem ao engenheiro militar João Carlos de Villagran Cabrita que participou da criação da primeira unidade de Engenharia do Exército Brasileiro e foi  morto nesta data durante a Guerra da Tríplice Aliança. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Empreendedorismo e engenharia: uma investigação das principais características emprendedoras do engenheiro baiano atual

● A Implantação do curso de engenharia de agrimensura e cartográfica na Escola Politécnica da UFBA

● Estrutura organizacional de uma empresa de projetos: o caso da plena engenharia

● Avaliação do perfil dos alunos ingressos em engenharia de agrimensura e cartográfica da UFBA

● Estratégias regenerativas da bioengenharia tecidual e aspectos éticos

TAXONOMIA

Palavra de origem grega que significa classificação. São estruturas classificatórias utilizadas para organização de domínios de conhecimento, tendo por finalidade permitir a alocação, recuperação e comunicação de informações dentro de um sistema de maneira lógica através de navegação. Inicialmente era de domínio exclusivo da Biologia, porém passou a ser aplicada às outras áreas, por exemplo, a Ciência da Informação, sendo empregada em portais institucionais e bibliotecas digitais como um novo mecanismo de busca. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● A taxonomia enquanto estrutura classificatória: uma aplicação em domínio de conhecimento interdisciplinar

● Estudos taxonómicos do género padina adanson (dictyotaceae - phaeophyta) no litoral do Estado da Bahia, Brasil

● Web semântica e o governo eletrônico brasileiro: revisão histórica e teórico-conceitual da representação descritiva e estudo acerca da taxonomia e adoção de metadados na representação da informação

● Knowledge cities: a taxonomy for analyzing software and information service clusters

● Taxonomic revision of the Odontophrynus cultripes species group, with description of a new related species (Anura, Cycloramphidae)

Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Susane Barros (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI) e supervisão de Jussara Borges (ICI). A execução está a cargo de Keyla Sousa Santos, estudante de Arquivologia e bolsista do Programa Permanecer, e Daniele Monteiro Bezerra de Menezes, voluntária, ambas estudantes de Arquivologia. O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). repositorio@ufba.br.