N. 395 | 15 de dezembro de 2020

Os últimos trabalhos depositados na semana 08.12 a 15.12

Tropifagia: comendo o país tropical

Pondé, Thiago

Nos subterrâneos da história: institucionalização da psicologia na Bahia, no contexto da ditadura militar (1968-1980)

Silva, Rosane Maria Souza e

Uma estratégia de encaminhamento eficiente para redes de veículos aéreos não tripulados de dados nomeados

Araújo, Francisco Renato CavalcanteSousa, Antonio MateusSampaio, Leobino Nascimento

Atividades aquáticas: estratégias, técnicas e métodos de ensino

Freire, MaríliaMaciel, Roberto Tosta

A imagem do bairro : a paisagem e o lugar como referenciais espaciais para a percepção dos moradores do Engenho Velho da Federação, Salvador - Bahia

Santos, Antônio Souza Pereira dos

     

 

Travesti

Termo típico dos países da América Latina, Espanha e Portugal que se refere a uma identidade de gênero feminina. O conceito de travesti ainda causa divergência. Mas, para grande parte da tradição LGBTQI+, a travesti, ainda que invista em roupas e hormônios femininos, como as mulheres transexuais, não necessariamente se identifica com o que é tradicionalmente imposto como “ser mulher” ou “mulheridade”. De acordo com Jaqueline Gomes de Jesus, a categoria travesti é mais antiga que a categoria transexual, pois ela existia antes dos avanços médicos, tais como hormônios sintéticos e cirurgias atualmente responsáveis pela alteração morfológica, diferente do passado, quando só era possível a alteração de vestimentas e intervenções inadequadas nos órgãos sexuais. Por ser mais antiga, a palavra travesti é mais utilizada no meio popular, porém, essa utilização é marcada pelo preconceito, e, muitas vezes, pejorativa. No entanto, muitas pessoas que se identificam com essa identidade de gênero utilizam esse termo para ressignificar e empoderar. A grande maioria das travestis preferem ser tratadas no feminino, portanto, a estas deve-se referir usando pronomes femininos. Na dúvida, deve-se perguntar quais pronomes essa pessoa prefere. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse assunto, entre os quais: 

O estado da arte sobre as barreiras no acesso à saúde para travestis e transexuais

Santos, André Luís Melo dos

Das calçadas à tela da tv: representações de travestis em séries da Rede Globo

Pirajá, Tess Chamusca

Assassinatos de travestis e "pais de santo" no Brasil: homofobia, transfobia e intolerância religiosa

Fernandes, Felipe Bruno Martins

Estigma e vulnerabilidade ao HIV/aids entre travestis e mulheres transexuais

Sousa, Laio Magno Santos de

É tudo nosso: um relato trans a partir de relatos de pessoas trans no youtube

Santiago , Wendi Yu   

 

Naturalismo

É um movimento artístico e literário conhecido por ser a radicalização do realismo, baseando-se na observação fiel da realidade e na experiência, mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade. A escola esboçou o que se pode declarar como os primeiros passos do pensamento teórico evolucionista de Charles Darwin. O naturalismo filosófico como forma de conceber o universo constitui um dos pilares da ciência moderna, sendo alvo de considerações também de ordem filosófica. Os naturalistas acreditavam que o indivíduo é um mero produto da hereditariedade e o seu comportamento é fruto da educação e do meio em que vive e sobre o qual age. Os romances naturalistas destacam-se pela abordagem extremamente aberta do sexo e pelo uso da linguagem falada. No Brasil, a prosa naturalista foi influenciada por Aluísio Azevedo com a obra O Mulato, publicada em 1881. Esta marcou o início do Naturalismo brasileiro e a obra O Cortiço, também de sua autoria, marcou essa tendência. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse assunto, entre os quais: 

Naturalismo e normatividade: a dimensão normativa do conhecimento segundo uma epistemologia naturalizada

Assis, Saulo Moraes de

Mente e mundo natural em Donald Davidson

Schimmenti, Andrea

O padre imoral: representação do padre concubinado na literatura

Portela, Adriano

Atmosferas sonoras no cinema: elementos sonoros culturais em meio ao Naturalismo e o Hiper-realismo nos filmes Barravento (1962, Glauber Rocha) e Besouro (2009, João Tikhomiroff)

Ribeiro Neto, Álvaro Lima

Relatividade Ontológica e Subdeterminação; Naturalismo e Pirronismo

Nascimento, Marcos Bulcão

 

Termodinâmica

Ramo da física que estuda as relações de troca entre o calor e as restantes formas de energia, analisando os efeitos das mudanças de temperatura, pressão, densidade, massa e volume nos sistemas a nível macroscópico. Os estudos dessas relações surgiram da necessidade de criar máquinas e de aumentar a eficiência das máquinas existentes naquela época, as máquinas a vapor. Dentro da termodinâmica, existem as Leis da Termodinâmica, onde é dito que a energia pode ser transferida de um sistema para outro na forma de calor ou trabalho e versam à existência de uma quantidade denominada de entropia, a qual pode ser determinada para todos os sistemas. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse tema, entre os quais:

Segunda lei da termodinâmica: os caminhos percorridos por William Thomson

Nobrega, Mayane Leite da

Métodos de caracterização de petróleo aplicados à simulação do comportamento de fases e outras propriedades fisico-químicas

Regueira, Victor Bouzas

Caracterização e estudo termodinâmico de petróleos de campos maduros do Recôncavo Baiano

Pinheiro, Samanta Barreto

Avaliação de equações de estudo no cálculo de propriedades do dióxido de carbono úteis ao estudo do seu escoamento

Leal, Denise dos Santos

Termodinâmica da fratura: uma nova abordagem do problema da fratura nos sólidos

Rocha, João Augusto de Lima