N. 38 | 16 de abril de 2013

N. 38 | 16 de abril de 2013

PETRÓLEO

Principal tipo de energia não renovável, o petróleo consiste em um composto químico inflamável formado por moléculas de carbono e hidrogênio. O petróleo pode ser encontrado em rochas sedimentares, também conhecidas como “rochas reservatório”. O Brasil é o segundo maior produtor na América do Sul e seu primeiro poço de petróleo foi encontrado na Bahia, em 1939. Além de combustíveis, do petróleo derivam plásticos, borrachas, tintas e fertilizantes. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Impactos dos royalties petrolíferos no desenvolvimento socioeconômico dos municípios baianos de Candeias, Madre de Deus e São Francisco do Conde

● Regulação, dinâmica, riscos e oportunidades das operações de exploração e produção de campos maduros com acumulação marginais: o caso Bahia

● Qualificação das barreiras e a viabilidade de competição no refino de petróleo após a quebra do monopólio no Brasil

● Fonte e grau da contaminação por Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs) de baixa massa molecular em sedimentos da baía de Todos os Santos, Bahia

● Reestruturação recente da indústria petroquímica brasileira e desafios competitivos

HOMOFOBIA

Consiste na aversão ao homossexual ou ao homossexualismo. A homofobia é a principal causa da ação de discriminação, preconceito e violência contra gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros. Pode ocorrer de variadas formas, desde a privação de permanência em um espaço público até o assassinato. Um estudo realizado pelo Grupo Gay da Bahia constatou que houve um aumento de cerca de 15%  no número de gays assassinados entre os anos 2011 e 2012, devido à homofobia. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Biscoitos caseiros: camp, solidão e homofobia nas videoperformances caseiras “Rest of Your Life’’, “Single Man Dances to Single Ladies’’ e “ Madimoizele Gessyu – Sorte”

● O dano moral por discriminação à pessoa em decorrência de orientação sexual

● Homo-afetividade e direitos humanos

● Stonewall 40 + o que no Brasil?

TRATAMENTO DE ESGOTO

Consiste na adequação conveniente dos efluentes sanitários em um corpo receptor, evitando assim impactos ambientais. Nesse processo ou são removidas substâncias indesejáveis ou ocorre a transformação dessas substâncias em outras de forma aceitável. Os principais objetivos desse tratamento são: remover o material sólido, reduzir a demanda bioquímica de oxigênio, e exterminar micro-organismos patogênicos. Na Bahia, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA)  é a responsável pela coleta e tratamento do esgoto. As técnicas e equipamentos empregados variam de acordo com as condições locais. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Distribuição de nutrientes dissolvidos e clorofila-a no estuário do rio cachoeira, nordeste do Brasil

● Incidence of diarrhea in children living in urban slums in Salvador, Brazil

● Demand for sanitation in Salvador, Brazil: a hybrid choice approach

● Análise da aplicação do licenciamento ambiental às estações de tratamento de esgoto: uma contribuição a partir de estudos de caso na bacia hidrográfica do Rio São Francisco

● Vulnerabilidade à salinização das águas superficiais da Bacia do Rio Jacuípe por meio de traçadores ambientais

Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Susane Barros (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI) e supervisão de Jussara Borges (ICI). A execução está a cargo de Keyla Santos, estudante de Arquivologia e bolsista do Programa Permanecer, e Daniele Monteiro Bezerra de Menezes, voluntária, ambas estudantes de Arquivologia. O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). repositorio@ufba.br.