N. 404 | 23 de março de 2021

Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).
 
Os últimos trabalhos depositados na semana 16.03 a 23.03

 

Educação decolonial, corpos e memórias no tempo presente: encruzilhadas formativas no Museu Afro Brasileiro - UFBA    

Damascena, Quécia Silva    

 

A música como arte de viver em Salvador    

Costa, Rodrigo Heringer    

 

Restauro e ampliação do edifício da Faculdade de Arquitetura da UFBA    

FERREIRA, Lucas Paes   

 

Quando os papéis se cruzam: a colaboração entre a professora da sala de recursos multifuncionais e o professor da classe regular   

Gomes, Andréia Reis   

 

Função respiratória de idosos com a doença de Parkinson submetidos ao treinamento funcional, bicicleta estacionária e exergame: um ensaio clínico randomizado unicego  

Duarte, Gabriel Pereira   

 

Anarquismo

Teoria política que defende a ideia de uma sociedade baseada na cooperação voluntária e na livre associação de indivíduos e grupos, isto é, a autogestão, identificando na autoridade governamental algo indesejável e desnecessário para a manutenção da ordem social. O anarquismo se opõe a todo tipo de hierarquia e dominação, incluindo o capitalismo, as instituições religiosas, o patriarcado e o racismo. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse assunto, entre os quais:             

 

Anarquismo, Autonomia e Esclarecimento no Objetivo do Ensino das Ciências   

Oliveira, Deivide Garcia da Silva

 

    

 

Nossa pátria é o mundo inteiro, nossa lei é a liberdade - direito, liberdade e propriedade a partir da ótica anarquista   

Ferreira, Graciane da Cruz    

 

“Ideias perniciosas do anarquismo” na Bahia: lutas e organização dos trabalhadores da construção civil (Salvador, 1919-1922)    

Guimarães, Luciano de Moura

 

    

 

Emergências contraculturais na história e em Al Berto   

Sousa, Erivaldo Santos de

 

    

 

Guerreiras do Cabaré: a mulher negra no espetáculo do Bando de Teatro Olodum    

Uzel, Marcos    

 

Nefrologia

É um ramo da medicina que se preocupa com a saúde dos rins, sobretudo com o diagnóstico e tratamento clínico de patologias do sistema urinário como infecções urinárias, doença renal crônica, lesão renal aguda, hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal. O profissional especialista neste ramo é chamado de nefrologista. Para pessoas acima de 40 anos, é recomendado fazer consultas anuais ao nefrologista. Para avaliar a saúde dos rins são realizados exames laboratoriais como a dosagem de creatinina, uréia, ácido úrico, sódio e potássio no sangue, assim como exames de imagem como a ecografia dos rins e das vias urinárias. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse assunto, entre os quais:             

 

Barreiras e dificuldades de acesso aos serviços de diálise por pacientes com doença renal crônica: o que revelam os seus itinerários terapêuticos?   

Silva, Fábia Samuela Porto de Jesus da    

 

Incidência e perfil clínico da nefrite lúpica nos pacientes submetidos à biópsia renal entre 2007 e 2012 em um hospital de referência em nefrologia no Estado da Bahia    

Kobayashi, Carla Dinamérica   

 

Oliveira, Marilia Bahiense

Duarte, Daniella

Meira, Gabriela Góes Castro

Codes, João Jorge de

Ribeiro, Maria Zenaide    

 

Silva Junior, Geraldo Bezerra da

Bentes, Ana Carla Sobral Novaes

Daher, Elizabeth De Francesco

Matos, Sheila Maria Alvim de

    

 

Souza, Sérgio Pinto de    

 
 

Polifonia

Multiplicidade ou conjunto harmonioso de sons. Polifonia textual, por outro lado, diz respeito à multiplicidade de vozes em um texto, sobretudo às diferenças e às ambiguidades dos sujeitos em interação. O filósofo russo Bakhtin é conhecido por cunhar o termo polifonia na linguística. Ao contrário das narrativas monofônicas, as narrativas polifônicas são construídas a partir do cruzamento de diversas vozes independentes que, apesar de suas diferenças e subjetividades particulares, não anulam umas às outras no texto, mas sim se complementam. Bakhtin estudou a polifonia primariamente nas obras de Dostoievski.  A polifonia pode ser: textual, discursiva, literária ou musical. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse tema, entre os quais:      

 

Teoria enunciativa e condições de produção: o entremeio teórico no discurso de fábulas millorianas    

Madureira, André Luiz Gaspari

   

 

Freitas, Viviane Ramos

 

    

 

Polifonia e inovação nas práticas educativas no ensino superior  

Santos, Maria Ligia Rangel

Ramos, Maria Natália Pereira

   

 

Polifonias curriculares: possibilidades para uma construção identitária afrodescendente no currículo do curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará

Teixeira, Almira Célia de Cristo

 

   

 

Processologia: multiplicidade, descentramento e organização em finnegans wake, grande sertão: veredas e galáxias    

Garcia Júnior, Pedro Alaim Martins