N. 39 | 23 de abril de 2013

O seu trabalho pode ser divulgado na próxima edição do Alerta! Deposite-o no RI UFBA.

N. 39 | 23 de abril de 2013

Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA). Para mais informações e para acessar todas as edições do Alerta, visite: www.ndc.ufba.br.

IMPOSTOS

Tributo monetário pago para o Estado brasileiro e aos estados e municípios por pessoas físicas e jurídicas. O imposto tem a finalidade de custear parte das despesas de administração e dos investimentos do governo em obras de infraestrutura e serviços essenciais à população (saúde, segurança, educação). Como exemplo dos principais impostos está o Imposto de Renda, que incide sobre a renda do cidadão (pessoa física) ou sobre o lucro das empresas (pessoa jurídica) e o ICMS, imposto sobre circulação de mercadorias, que incide também sobre o transporte interestadual e intermunicipal e telefonia. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

Análise da estrutura da carga tributária baiana com foco no imposto sobre a circulação de mercadorias e serviços - ICMS

MENCHEN, Juliana Müller

A proteção do mínimo existencial no plano tributário e algumas considerações sobre imposto de renda da pessoa física

SCHLUCKING, Marialva de Castro Calabrich

Os impactos do sistema de transferência de impostos sobre as finanças públicas municipais nas reformas tributárias de 1967 e 1988

QUEIROZ, Juscélio Lemos de

Estratégias para aperfeiçoar o processo de recuperação de receitas tributárias no estado da Bahia: um modelo para o ICMS baseado em redes neurais artificiais

OLIVEIRA, Francisco Nobre de

Federalismo fiscal: efeitos da descentralização fiscal e o impacto nas receitas municipais. O caso de Salvador

SANTOS, Everton Marques Soares

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

Consiste numa tarefa didática necessária e permanente no trabalho do professor. A avaliação educacional fornece meios para a comparação dos resultados obtidos no decorrer do trabalho conjunto entre o professor e os alunos, a fim de analisar progressos, dificuldades e orientar o trabalho para possíveis correções e reflexões. Esse tipo de avaliação possibilita: determinar o grau da assimilação dos conceitos e das técnicas/normas; melhorar a metodologia de trabalho do professor, assim como desenvolver a autoconfiança dos alunos em sua aprendizagem. No contexto nacional, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

Do Provão ao ENADE: uma análise comparativa dos exames nacionais utilizados no Ensino Superior Brasileiro

VERHINE, Robert Evan

DANTAS, Lys Maria Vinhaes

SOARES, José Francisco

Avaliação Educacional no Ensino Superior: uma discussão sobre a gestão da proposta pedagógica do curso de secretariado da UFBA na perspectiva da avaliação formativa

DÉCIA, Ana Cristina Muniz

TENÓRIO, Robinson Moreira

Estudos com estudantes egressos: concepções e possibilidades metodológicas na avaliação de programas

LORDÊLO, José Albertino Carvalho

DAZZANI, Maria Virgínia

A gestão escolar e sua relação com os resultados do IDEB: um estudo em duas escolas municipais de Salvador

CUNHA, Eudes Oliveira

Indicadores da educação básica: avaliação para uma gestão sustentável

TENÓRIO, Robinson Moreira

MACHADO, Cristiane Brito

LOPES, Uaçaí de Magalhães

RÁDIO

Refere-se ao aparelho responsável pelo recebimento e transmissão dos sinais radiofônicos, bem como ao meio de telecomunicação, a radiodifusão. No Brasil, o Padre Landell de Moura foi pioneiro nas transmissões de vozes e ruídos, sendo considerado o patrono dos radioamadores brasileiros. De acordo com a Constituição, os serviços de radiodifusão possuem a finalidade educativa e cultural, colaborando com a promoção da cultura nacional e regional. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

Radiojornalismo hipermidiático: tendências e perspectivas do jornalismo de rádio all news brasileiro em um contexto de convergência tecnológica

LOPEZ, Debora

O que toca no rádio? Influências da cultura local e da indústria fonográfica na programação do rádio de audiência popular de Salvador

FERNANDES, Elizabeth de Jesus

Tempos de Vargas: o rádio e o controle da informação

JAMBEIRO, Othon

MOTA, Amanda

RIBEIRO, Andrea

AMARAL, Clarissa

SIMÕES, Cassiano

COSTA, Eliane

BRITO, Fabiano

FERREIRA, Sandro

SANTOS, Suzy dos

Um estudo exploratório do Conselho Deliberativo da Fundação Cultural Piratini Rádio e Televisão

MIOLA, Edna

Cartografando as produções de sentidos: recepção radiofônica do projeto político identitário no território do sisal

SANTOS, Vilbégina Monteiro dos Santos

Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Susane Barros (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI) e supervisão de Jussara Borges (ICI). A execução está a cargo de Keyla Sousa Santos, estudante de Arquivologia e bolsista do Programa Permanecer, e Daniele Monteiro Bezerra de Menezes, voluntária, ambas estudantes de Arquivologia. O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). repositorio@ufba.br.