N. 414 | 01 de junho de 2021
From modeling perceptions to evaluating video summarizers
Abreu Neto, Carlos Fernando Silva Fernandes de
Barreto, Ana Maria Borges da Paixão
A cultura dos festivais independentes: experiências do segmento de música ao vivo na Bahia
Oliveira, Cristiano Nascimento
Anatomia vegetal
Ramo da botânica que estuda a organização das estruturas internas das plantas, desde as células aos tecidos mais complexos. A divisão anatômica das plantas é pode ser feita de maneira simples para distinguir estruturas básicas como a raiz, o caule, a folha, a flor, o fruto ou a semente, mas pode também ser especificar estruturas como o tipo de caule (tronco, tubérculo, estolho ou rizoma), os tecidos das folhas (xilema, floema, mesófilo, epiderme, cutícula) e as partes das flores (pedicelo, receptáculo, cálice, sépalas, corola, pétalas, androceu, estames, anteras, pólen, gineceu, pistilo, carpelo, ovário, estilete). A raiz, o caule e as folhas são consideradas órgãos vegetativos das plantas e as flores, frutos e sementes são órgãos reprodutivos. O estudo aplicado da anatomia vegetal visa relacionar as diversas estruturas às suas funções e, dessa forma, entender os mecanismos fisiológicos das plantas e suas estratégias adaptativas a diferentes ambientes. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse assunto, entre os quais:
Santos, Francisco de Assis Ribeiro dos
Imprensa
Veículos midiáticos cuja função primária é produzir conteúdos comunicacionais informativos. Refere-se também aos funcionários desses veículos, dentre os quais estão jornalistas. Em coletiva de imprensa, o termo se refere a entrevistas concedidas por uma parte a repórteres de vários veículos diferentes ao mesmo tempo. O nome imprensa vem da antiga produção de periódicos que circulavam notícias, relatos, artigos, propagandas, anúncios de serviço público, entretenimento e informação, por meio da técnica de impressão de exemplares físicos com tinta e papel, aprimorada na Europa, no século XV, pela prensa móvel de Gutenberg. Apesar de o termo imprensa ainda estar em uso, para se referir especificamente a mídias como o rádio, a televisão e a internet, deve-se usar o termo meios de comunicação ou apenas mídia. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse assunto, entre os quais:
Formação da grande imprensa na Bahia
A imprensa reacionária na independência: Sentinella Bahiense
Desenvolvimento de processos para a produção industrial de alimentos de origem vegetal e animal de forma a garantir qualidade e segurança destes segundo as normas vigentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Esse campo de estudo é multidisciplinar e engloba áreas como Química, Bioquímica, Nutrição e Farmácia. Os profissionais da Tecnologia de Alimentos precisam de conhecimentos de gestão e administração de produtos para implementar os avanços tecnológicos no processo de produção respeitando a regulamentação de qualidade e o meio ambiente. A preservação de alimentos foi e continua sendo uma das principais preocupações desse ramo. Técnicas como o enlatamento, a desidratação e a pasteurização de alimentos são exemplos de inovações produzidas pela Tecnologia de Alimentos. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse tema, entre os quais:
Matsuura, Fernando César Akira Urbano
Matsuura, Fernando César Akira Urbano