N. 41 | 07 de maio de 2013

O seu trabalho pode ser divulgado na próxima edição do Alerta! Deposite-o no RI UFBA.

N. 41 | 07 de maio de 2013

Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA). Para mais informações e para acessar todas as edições do Alerta, visite: www.ndc.ufba.br.

MATERNIDADE

Termo que se refere a uma característica do sexo feminino, de ser mãe, gerando uma vida em seu útero ou adotando uma criança. Neste sentido, são garantidos por lei alguns benefícios, como a licença-maternidade, concessão de 120 dias de afastamento das atividades laborativas formais, sem prejuízo ao emprego e ao salário; e o salário-maternidade, concedido às mulheres seguradas pela Previdência Social. No Brasil, no segundo domingo de maio celebra-se o Dia das Mães, quando se homenageia a maternidade. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

Existe um direito de ter filhos?

Couto, Michelle Cristine Assis

Método mãe canguru nos hospitais / maternidades públicos de Salvador e atuação dos profissionais da saúde na segunda etapa do método

Silva, Juliana Rodrigues da

Thomé, Célia Regina

Abreu, Renata Mathias de

Re-significando a dor e superando a solidão: experiências do parto entre adolescentes de classes populares atendidas em uma maternidade pública de Salvador, Bahia, Brasil

McCallum, Cecília Anne

Reis, Ana Paula dos

Responsividade do ambiente de desenvolvimento: crenças e práticas como sistema cultural de criação de filhos

Lordelo, Eulina da Rocha

Fonseca, Ana Lúcia

Araújo, Mariana Lamêgo V.B. de

Maternidade e paternidade na adolescência: algumas constatações em três cidades do Brasil

Dias, Acácia Batista

Aquino, Estela M. L.

MOBILIDADE URBANA

Refere-se ao deslocamento de pessoas e de bens. O crescimento desordenado das grandes cidades, assim como as facilidades na aquisição de veículos individuais e a precariedade do transporte coletivo urbano, são fatores que contribuem para as dificuldades de mobilidade urbana vivenciadas na atualidade. Com a preocupação cada vez mais voltada para o meio ambiente, surge a mobilidade urbana sustentável, defendendo a implantação de sistemas sobre trilhos, ônibus "limpos", com integração a ciclovias, sistemas de bicicletas públicas, dentre outros. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

A faceta econômica dos congestionamentos: um balanço sobre a eficácia das políticas na melhoria da mobilidade urbana em Salvador – Bahia

Santos, Lucas Morais

Indicadores de mobilidade urbana: uma avaliação da sustentabilidade em áreas de Salvador - Bahia

Santos, Osny Bomfim

Transportes ativos: uma política baseada em evidências

Costa, Ianique Santiago Cardoso

A mobilidade a pé em salvador

Rocha, Francisco Ulisses Santos

Transporte e uso do solo: uma nota sobre o processo histórico recente do planejamento urbano em Salvador/Ba

Jesus, Cleiton Sena de

ENFERMAGEM

Área de conhecimentos científicos e técnicos responsável pela prestação de serviços de promoção, manutenção e restabelecimento da saúde da pessoa, da família e da coletividade. Atua em hospitais e clínicas, bem como no campo da saúde coletiva, realizando também trabalhos educativos na comunidade, entre outras frentes de ação para promoção da saúde. No dia 12 de maio é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem, em homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, enfermeira britânica que foi pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Crimeia. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

O significado da personalidade profissional da enfermeira no bloco cirúrgico

Santa Rosa, Darci de Oliveira

Nascimento, Tábata Cerqueira

Cuidando do paciente no processo de morte na Unidade de Terapia Intensiva

Silva, Rudval Souza da

Campos, Ana Emília Rosa

Pereira, Álvaro

Cuidar de pacientes fora de possibilidades terapêuticas de cura: visão das enfermeiras intensivistas

Silva, Ednamare Pereira da

Abordagem profissional no cuidado de mulheres portadoras do vírus HIV impossibilitadas de amamentar

Coelho, Sinaide Santos Cerqueira

Bioética e direitos humanos na formação de enfermeira

Cunha, Maria de Fátima Diz Fernandez da

Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Susane Barros (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI) e supervisão de Jussara Borges (ICI). A execução está a cargo de Keyla Santos e Daniele Monteiro Bezerra de Menezes, ambas estudantes de Arquivologia. O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). repositorio@ufba.br.