N. 42 | 14 de maio de 2013

N. 42 | 14 de maio de 2013

VIDRO

Material sólido fabricado a partir da fusão de quartzo, areia e outras substâncias. Como características, destaca-se o fato de ser um isolante térmico e de possuir alto grau de durabilidade. Apesar de não ser biodegradável, o vidro é um material totalmente reciclável e pode ser reutilizado diversas vezes. Atualmente, tem sido muito utilizado na construção civil por tornar o ambiente mais agradável e possibilitar a interação entre os meios interno e externo. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Critical Assessment of DTA-DSC Methods for the Study of Nucleation Kinetics in Glasses

Artigos Publicados em Periódicos (PEI)

Fokin, Vladimir Mihailovich

Cabral, Aluisio Alves

Reis, Raphael Mideia Cucoia

Nascimento, Marcio Luis Ferreira Nascimento

Zanotto, Edgar Dutra

● Microscopic and Thermodynamic Interpretations of Experimental Data on Ionic Conductivity in Lithium Silicate Glasses

Rodrigues, Ana Candida Martins

Souquet, Jean Louis

● Correlation of Network Structure with Devitrification Mechanism in Lithium and Sodium Diborate Glasses

Chen, Banghao

Werner-Zwanziger, Ulrike

Zwanziger, Joseph

Ghussn, Luciana

● Charge Carrier Concentration and Mobility in Alkali Silicates

Rodrigues, A

Souquet, Jean Louis

● Methods to Estimate the Number of Surface Nucleation Sites on Glass Particles

Ferreira, Eduardo Bellini

Stoppa, Hugo

SOCIOLINGUÍSTICA

Este termo foi utilizado pela primeira vez na década de 1950 e diz respeito às relações existentes entre a língua e a sociedade. Na sociolinguística, a língua existe enquanto interação social, sofrendo mudanças em função do contexto sócio-histórico. As pesquisas nessa área visam registrar, descrever e analisar as diversas formas de expressão oral, tendo como objeto de estudo a variedade linguística. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● A ordem verbo-sujeito: uma análise sociolinguística da fala popular do interior do estado da Bahia

Santos, Lanuza Lima

● O uso variável do artigo definido na comunidade rural afro-brasileira de Helvécia-BA

Oliveira, Luanda Almeida Figueiredo de

● A linguagem da pesca em comunidades baianas: um estudo dialetal em Siribinha e Bom Jesus dos Passos

Pereira, Thais Dultra

● Você ou tu? Nordeste versus Sul: o tratamento do interlocutor no português do Brasil a partir de dados do Projeto ALiB

Deus, Viviane Gomes de

● As estruturas reflexivas no português afro-brasileiro

Souza, Jurgen Alves de

ENERGIA RENOVÁVEL

Também conhecida como energia limpa, devido a não poluição do meio ambiente, a energia renovável é aquela originada de recursos naturais como sol, vento, marés e energia geotérmica. O esgotamento de algumas fontes de energia de origem fóssil, a conscientização mundial quanto às questões ambientais e a preocupação pela dependência do petróleo são alguns dos fatores que levaram a uma busca contínua por novas formas sustentáveis de produção. No Brasil, as condições são favoráveis para a produção de energias renováveis, pois o país é territorialmente extenso, possui grande incidência de radiação solar, boas condições climáticas, entre outros fatores. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Possibilidades sustentáveis para Salvador, aterros sanitários e arborização em termos ambientais e econômicos

Karr, Patricia Santana Costa

● O biodiesel no Brasil e na Bahia: uma análise da potencialidade baiana na produção de oleaginosas

Krohling, Vitor Bufon

● Análise técnica e econômica para aproveitamento da biomassa caprina em biodigestores no Semi-Árido Baiano

Haack, Sheyla Caetano

● Biocombustíveis: estratégia de longo prazo do governo Lula e a barreira da concorrência internacional comparativa

Passos, Daniel Sampaio

● O mercado de energia renovável: viabilidade econômica do dendê na agricultura familiar do baixo sul - Bahia

Semedo, Isidoro

Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Susane Barros (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI) e supervisão de Jussara Borges (ICI). A execução está a cargo de Keyla Sousa Santos e Daniele Monteiro Bezerra de Menezes, estudantes de arquivologia e estagiárias do Repositório Institucional. O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). repositorio@ufba.br.